Cidades e transportes

Chegada da nova gripe no Brasil é inevitável, reconhece governo

05/05/2009 - 20:05  

Ministério da Saúde informou que existem 28 casos suspeitos no Brasil e outros 28 casos estão sob monitoramento. A vigilância em portos e aeroportos foi intensificada nos últimos dias.

Técnicos do Ministério da Saúde detalharam nesta terça-feira, na Câmara, as ações do governo para enfrentar o vírus da Influenza A, apelidada de gripe suína. Eles reafirmaram que, de acordo com a trajetória de avanço do vírus H1N1, é inevitável a chegada dessa gripe ao Brasil.

Hoje, não há evidência da presença do vírus no País, apesar de existirem 28 casos suspeitos e 28 em monitoramento. A Influenza A subtipo H1N1 é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por uma variante do vírus de mesmo nome. Possivelmente, esse vírus que está atacando atualmente é mutante, com material genético das gripes humana, aviária e suína.

Os representantes do governo participaram hoje de audiência pública conjunta das comissões de Seguridade Social e Família; de Defesa do Consumidor; e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Entre as medidas preventivas intensificadas, está o reforço da vigilância sanitária em portos, aeroportos e estradas em regiões de fronteira. Todos os 164 vôos internacionais que pousam diariamente no Brasil estão sendo monitorados. O governo vai editar ainda uma Medida Provisória para destinar R$ 141 milhões a fim de reforçar as ações contra o vírus.

Medicamentos suficientes
O Brasil também já dispõe de 54 unidades de referência (hospitais, laboratórios) para o acompanhamento e o tratamento da doença. O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), José Agenor Álvares, garantiu que o estoque de medicamentos também é suficiente e que não há motivo para pânico.

"O Brasil tem um plano de contingência de medicamentos que está funcionando plenamente", afirmou Agenor. "Temos estoques de medicamento pronto, temos acertos com a Roche (Laboratório) para comprar mais e temos todo aquele medicamento que pode ser produzido por Far-Manguinhos [laboratório do governo no Rio de Janeiro".

Produção da vacina
De acordo com o governo, estão estocados 12.500 medicamentos para o tratamento da gripe A em adultos e crianças. Já existem matéria-prima e condições para a produção de outros 9 milhões de medicamentos, em caso de emergência.

O Brasil ainda aguarda da Organização Mundial de Saúde o envio da cepa do vírus H1N1 para a produção da vacina contra a gripe A. Por meio de uma resolução, o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, quer desburocratizar e dar mais rapidez a essa produção.

Essa resolução dará autorização para que qualquer instituto brasileiro que esteja apto e já fabrique vacina contra a gripe no País, ao receber a cepa da influenza H1N1, possa iniciar a sua fabricação, independentemente de autorização burocrática ou qualquer outro mecanismo que postergue o início da pesquisa.

"Com a autorização, basta, então, comunicar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária que recebeu a cepa e vai iniciar a produção da vacina", explicou Dirceu de Mello.

Na avaliação da presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), grande parte dos deputados saíram satisfeitos com as explicações dadas na audiência. "Acho que o governo está no caminho certo e o Ministério (da Saúde) fazendo um trabalho excelente. Acho que cabe à população fazer a sua parte".

Continua:
Nome da gripe prejudica produção e exportação de carne de porco

Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.