Direitos Humanos

Battisti diz que corre perigo de morte se for extraditado

28/04/2009 - 13:38  

O ex-ativista italiano Cesare Battisti afirmou hoje a um grupo de deputados que teme por sua vida caso seja extraditado. Battisti obteve do Ministério da Justiça a condição de refugiado político e está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o caso.

Deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara visitaram Battisti hoje. O deputado Domingos Dutra (PT-MA), que integrou a comitiva, disse que o italiano está sob estresse muito grande, mas esperançoso de que o STF confirme a decisão do governo brasileiro.

Dutra informou que, segundo relato de Battisti, os agentes que comandam o sistema penitenciário italiano teriam feito um manifesto condenando o ex-ativista. "Há um receio muito grande de que, se o Supremo determinar a extradição, ele seja assassinado na Itália", disse o deputado.

Domingos Dutra anunciou que vai apresentar requerimento à Comissão de Direitos Humanos para realização de audiência pública sobre o assunto com o ministro da Justiça, Tarso Genro.

Além de Domingos Dutra, participaram da visita o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Luiz Couto (PT-PB), o deputado Ricardo Quirino (PR-DF) e o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

Posição contrária
Deputados de oposição têm acusado o governo brasileiro de adotar uma posição ideológica no caso. As autoridades italianas afirmam que Battisti foi julgado por crime comum e não político (ele foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas). O governo da Itália impetrou no STF mandado de segurança para assegurar a extradição do ex-ativista.

Matéria atualizada às 14h44

Notícias relacionadas:
Parlamentares pró-Battisti querem influenciar decisão do STF
Italianos dizem que caso Battisti não afetará relação com Brasil

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.