Comissão aprova preferência para idoso em desembarque de ônibus
13/04/2009 - 21:06
A Comissão de Viação e Transportes aprovou, na quarta-feira (8), o Projeto de Lei 4057/08, do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), que dá aos idosos preferência para desembarcar dos transportes coletivos. O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) já prevê que as pessoas com 60 anos ou mais têm prioridade no embarque.
O relator da matéria, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), suprimiu outro ponto do projeto: o que dava ao idoso o direito de escolher se vai sair pela porta da frente ou de trás do ônibus. "Em determinadas situações, essa escolha é simplesmente impossível", justificou.
Macris lembrou que em Curitiba, por exemplo, onde a passagem é paga dentro da "estação-tubo" (antes da chegada do veículo, para agilizar o embarque), o usuário não conseguiria descer pela entrada, pois o sistema força a saída pela outra porta.
Além disso, o relator argumentou que o direito de escolha da porta se torna desnecessário, pois o projeto já dá preferência ao idoso no desembarque.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Notícias anteriores:
Projeto reserva assentos preferenciais em terminais de transporte
Idosos poderão ter 50% de desconto em passagens aéreas
Proposta prevê transporte intermunicipal grátis para idoso
Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição – João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br