Direitos Humanos

Governo propõe ampliação de conselho de direitos humanos

27/03/2009 - 11:06  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4574/09, do Poder Executivo, que altera a composição do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), órgão vinculado à Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Conforme a proposta, o conselho terá 24 integrantes, sendo 13 representantes de entes públicos e 11 da sociedade. Atualmente, o conselho tem 13 integrantes, sendo 8 representantes de entes públicos e 5 da sociedade.

Segundo o projeto, integrarão o CDDPH, representando o poder público: o secretário especial dos Direitos Humanos, o procurador-geral da República, os presidentes comissões Direitos Humanos da Câmara e do Senado, os líderes da Maioria e da Minoria da Câmara e do Senado, um representante da magistratura, um do Ministério das Relações Exteriores, um do Ministério da Justiça, um da Polícia Federal e um da Defensoria Pública da União.

Os representantes da sociedade, conforme a proposta, serão: nove integrantes de organizações não-governamentais de abrangência nacional e com atuação relacionada à defesa dos direitos humanos, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil e um do Conselho Nacional dos Promotores-Gerais de Justiça.

O objetivo do projeto, segundo o governo, é adequar o conselho à nova realidade do Estado Democrático de Direito brasileiro e ao pensamento da comunidade internacional sobre a evolução dos mecanismos de guarda dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.

Deixam de integrar o conselho, conforme a proposta, a Associação Brasileira de Imprensa, a Associação Brasileira de Educação, o Conselho Federal de Cultura, um professor de Direito Constitucional e um de Direito Penal. Saiba mais sobre o CDDPH.

Tramitação
A proposta, que tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Chinaglia pede ampliação dos direitos humanos em todos os setores
CCJ aprova Conselho Nacional de Direitos Humanos

Reportagem - Adriana Resende/WS
Colaboração - Rayane Mello

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.