Ciência, tecnologia e Comunicações

Relator quer incentivar troca de chuveiro elétrico por aquecedor

10/03/2009 - 18:16  

O relator da Comissão Especial de Fontes Renováveis, deputado Fernando Ferro (PT-PE), informou nesta terça-feira, durante audiência pública, que a liberação de financiamento pela Caixa Econômica Federal para construção da casa própria poderá ficar condicionada ao compromisso de incorporação de aquecedores solares ao projeto do imóvel. "Precisamos criar mecanismos para a adoção desses equipamentos", afirmou, ao anunciar que pretende incluir essa medida em seu relatório.

A professora Elizabeth Marques Pereira, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), também participou do debate e ressaltou que a substituição do chuveiro convencional pelo aquecedor solar é estratégica para o Brasil. Segundo ela, o Brasil é o único país a usar o chuveiro elétrico — que provoca picos de consumo de energia.

"A lei de Israel obriga que toda construção tenha tubos para instalação de energia solar, embora a família possa usá-la quando quiser", exemplificou. Em Belo Horizonte (MG), segundo ela, todas a casas populares já vão ser entregues com energia solar.

Incentivos
Elizabeth Pereira disse que o setor de energia alternativa precisa de políticas de incentivos. A maior preocupação, segunda a professora, é com os coletores (para captação de energia solar) importados da China. "Se o governo não cuidar dos fabricantes nacionais vai haver uma invasão de coletores fabricados na China, gerando empregos lá", alertou.

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ricardo Ruther também cobrou incentivos para o setor. Ele disse que na Alemanha, onde as condições climáticas não são tão favoráveis como no Brasil, existe um programa de uso de energia solar que gera 42,6 mil empregos.

A comissão especial analisa oito projetos para incentivar a produção de energia renovável.

Notícias anteriores:
Fontes renováveis: comissão apresentará sugestões ao governo
Congresso deve definir leis sobre energia eólica, aponta conselho
Congresso terá comissão permanente sobre mudanças climáticas

Reportagem - Oscar Telles
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.