Direitos Humanos

Chinaglia responde à Itália sobre refúgio a Battisti

29/01/2009 - 19:36  

O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, comentou nesta tarde, em entrevista no Salão Verde, a carta que enviou ao presidente da Câmara da Itália, Gianfranco Fini, em resposta à mensagem que este lhe enviara, criticando o refúgio concedido pelo governo brasileiro ao italiano Cesare Battisti e pedindo o apoio do parlamento brasileiro para a sua extradição.

Ex-integrante de um grupo de esquerda, Battisti foi condenado por quatro assassinatos ocorridos nos anos 70. Preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília, será posto em liberdade e poderá viver no Brasil.

Chinaglia explicou ao italiano que enviou cópia da carta recebida aos líderes partidários brasileiros, para que tomassem conhecimento, e que também informou ao Ministério da Justiça, responsável pelo refúgio a Battisti.

Soberania
O presidente relatou a Gianfranco Fini que, quando a carta foi recebida, já estava pública a posição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o tema, o qual considerou o refúgio uma questão de soberania brasileira.

Chinaglia destacou que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, solicitou manifestação da Procuradoria Geral da República. O procurador Antonio Fernando de Sousa pediu o arquivamento do processo de extradição.

O presidente da Câmara informou ainda ao parlamentar italiano que "o que a Câmara pode e vai fazer, além do debate natural que o tema provoca, é manter um diálogo para que a amizade entre os dois países contribua para que o desfecho seja mais próximo possível daquilo que cada país julgar adequado".

Notícias anteriores:
Caso Battisti pode mudar lei sobre refugiados políticos
Comissão apoia reconhecimento de italiano como refugiado político
Deputados pedirão que Battisti vire refugiado no Brasil
Comissão pede cautela ao STF no caso do italiano

Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.