Direito e Justiça

Comissão rejeita isenção para idosos de anuidade de conselhos

03/12/2008 - 19:21  

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público rejeitou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 864/99, do ex-deputado Cunha Bueno, que pretende isentar profissionais com mais de 65 anos do pagamento de anuidade dos conselhos profissionais. De acordo com o projeto, para ter direito ao benefício o interessado deve ter contribuído com o conselho por pelo menos cinco anos.

No parecer pela rejeição, o relator, deputado Roberto Santiago (PV-SP), afirma que a proposta não faz sentido porque é justamente no início da carreira que o profissional mais sente o ônus com o pagamento dessas anuidades, que se tornam irrisórias para os consagrados na carreira.

Proporção
Cunha Bueno acrescenta que o crescimento da participação dos idosos na população brasileira também depõe contra a proposta. "A proporção entre os que usufruiriam do benefício proposto e daqueles que arcariam com seus custos tenderia a aumentar continuamente", argumenta.

O relator rejeitou também os projetos 2920/00 e 4923/05, em tramitação conjunta. O primeiro deles concede isenção da anuidade dos conselhos, sem prejuízo da filiação e do direito de exercício profissional, a profissionais que tenham recolhido tais anuidades por mais 35 anos. Já o segundo propõe a redução das anuidades à metade para maiores de 60 anos.

Tramitação
O projeto segue para análise conclusiva das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Câmara aprova preferência para idosos em eventos
Idosos poderão ter prioridade no desembarque de ônibus
Agricultura isenta idoso de taxa para pesca amadora
Cadastramento de carros de idosos pode ser uniformizado

Reportagem - Maria Neves
Edição - Newton Araújo Jr.

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.