Agropecuária

Comissão de Meio Ambiente rejeita proibição de clonagem animal

21/11/2008 - 18:43  

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável rejeitou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 2262/07, do deputado Carlos Willian (PTC-MG), que proíbe a clonagem de animais. O relator da proposta, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), rejeitou o argumento de que a manipulação genética de animais em laboratório contraria o princípio natural da reprodução da vida.

Em seu parecer, Moreira Mendes ressaltou que a técnica da clonagem animal é um avanço inequívoco, com diversas aplicações potenciais em setores estratégicos científicos, produtivos e ambientais. "Cientistas envolvidos com o método da clonagem afirmam que vários avanços foram alcançados em estudos sobre interação núcleo-citoplasma, reprogramação nuclear e herança citoplasmática", citou.

O relator acrescentou que a técnica atende com mais eficiência aos objetivos do melhoramento genético, importante para o bom desempenho da atividade pecuária. Ele lembrou que a clonagem animal já é uma realidade no Brasil e que o debate sobre sua regulamentação já está bastante adiantado, não devendo ser interrompido por uma lei proibitiva.

Tramitação
O projeto, que altera a Lei de Biossegurança (11.105/05), segue para as comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo plenário.

Notícias anteriores:
Comissão rejeita criminalização de pesquisa com células-tronco
Plenário aprova regras para uso de animais em pesquisas

Reportagem - Luiz Claudio Pinheiro
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2262/2007

Íntegra da proposta