Fontes renováveis de energia são apontadas como única opção

12/11/2008 - 17:01  

Durante a 9ª Conferência das Cidades, o engenheiro Yogi Goswami, professor da Universidade do Sul da Flórida (EUA), lembrou que até 2050 metade da energia consumida no mundo virá de fontes renováveis. "Não teremos escolha, porque os recursos de fontes não-renováveis de energia estão se esgotando", afirmou.

Atualmente, 80% da energia utilizada no mundo provêm de combustíveis fósseis, como o petróleo. Goswami lembrou, no entanto, que as reservas de petróleo (sem contar as pesquisas brasileiras relativas ao pré-sal) durarão mais 41 anos; as de urânio (energia nuclear), mais 19 anos; e as de gás natural, 40 anos. Ao mesmo tempo, a demanda por energia tem crescido 4% desde 2001, contra 2% no passado.

A reflexão que Yogi Goswami deixou na conferência é se os recursos renováveis serão suficientes para atender as demandas mundiais por energia e se o mundo se organizará para esse novo período. Experiências positivas, segundo ele, existem. Países como a Alemanha lideram a produção de energia eólica e solar, por exemplo. O professor citou ainda o Brasil como referência na produção de biocombustível. Ele ressaltou, no entanto, que o País não deve ficar preso a uma única fonte de energia, mas deve investir em outras e copiar os casos bem sucedidos.

Reportagem - Noéli Nobre
Edição – Maristela Sant´Ana

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.