Saúde

Seguridade aprova ampliação de exceções a fila de transplantes

05/11/2008 - 22:20  

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira proposta que amplia as hipóteses de inversão da ordem dos nomes constantes da lista única de espera para transplantes e criminaliza a inversão que não se enquadrar nos casos previstos em lei. O Projeto de Lei 943/99, do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), foi aprovado na forma do substitutivo do Senado.

De acordo com o relator, deputado Maurício Trindade (PR-BA), as alterações aprovadas pelos senadores aprimoram a proposta, adequando-a aos termos já empregados pela Lei dos Transplantes (9.434/97) e ampliando as hipóteses em que a inversão é possível. Os senadores propuseram substituir o termo "Lista Única de Transplantes", adotada no projeto original aprovado pela Câmara, pela expressão "lista única de espera", utilizada na lei.

Ainda de acordo com o substitutivo, além da incompatibilidade orgânica e do tempo compatível com o transplante, previstos no projeto original como hipóteses de inversão da lista, será possível alterar a ordem também em casos de iminência de morte de outra pessoa, segundo avaliação de Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, observados os critérios definidos pelo órgão central do Sistema Nacional de Transplantes.

"Em uma conjuntura marcada por profunda insuficiência de órgãos para atender a demanda, deve-se ter cautela para que não sejam criadas normas que, ao contrário do que se pretende, inviabilizem a plena utilização dos órgãos disponíveis", argumenta o relator. Ele acrescenta que, ao se remeter a definição de critérios ao órgão central do Sistema Nacional de Transplante e a avaliação de cada caso à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, evita-se que as exceções se tornem regras ou formas de burlar a lista.

A proposta, que tramita em regime de prioridade, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Notícias anteriores:
Proposta facilita auxílio-doença para doador de órgão
CCJ rejeita mudanças na lei sobre transplante de órgãos
Projeto exige bancos de cordão umbilical em todo o País
Proposta incentiva doação de sangue do cordão umbilical
ANS diz que cobertura de transplante vai encarecer planos
Lista de espera de transplante pode ficar na internet
Projeto prioriza doador em lista de espera por transplante

Reportagem – Vania Alves
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 943/1999

Íntegra da proposta