Deputados pedem substituição de relatora de meio ambiente

11/06/2008 - 14:22  

Outro assunto discutido nesta quarta-feira no café da manhã promovido pela Frente Parlamentar Ambientalista foi a nomeação da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) para a relatoria de Integração Nacional e Meio Ambiente no Orçamento de 2009. O presidente da frente, deputado Sarney Filho (PV-MA), considerou a indicação uma provocação em razão de a parlamentar ser ligada ao agronegócio. Ele encaminhou à liderança do DEM no Senado um abaixo-assinado apoiado por integrantes da frente pedindo a substituição de Kátia Abreu. A indicação dessa relatoria coube ao DEM, conforme o princípio da proporcionalidade partidária.

"A senadora Kátia Abreu tem caracterizado sua atuação no Congresso pela defesa intransigente do desenvolvimento a qualquer custo, pela defesa intransigente de que a Amazônia é apenas uma fronteira a ser vencida. Então, colocar essa senadora que tem uma postura clara contra o desenvolvimento sustentável para ser a relatora da área ambiental é um contra-senso. A própria senadora tem um projeto de decreto legislativo que susta todas as medidas contra o desmatamento na Amazônia. Este é o momento de o partido Democratas fazer uma reflexão e trocar a relatoria", afirmou Sarney Filho.

Defesa
Na reunião, o deputado Fernando de Fabinho (DEM-BA) defendeu Kátia Abreu. Fabinho afirmou que, apesar de a senadora representar o agronegócio, a indicação pode ser uma oportunidade para que ela se sensibilize com a causa. Ele ressaltou que em seu partido existem vários deputados preocupados com o meio ambiente.

Notícias anteriores:
Orçamento anuncia relatores setoriais

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - Noéli Nobre

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.