Câmara, Capes e Fulbright lançam bolsa de doutorado

27/05/2008 - 10:22  

O presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, e o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, lançam hoje a "Bolsa Deputado Júlio Redecker de Estágio de Doutorando nos EUA - Capes/Fulbright". A solenidade está marcada para as 15 horas, no Salão Nobre da Câmara.

A bolsa é uma parceria entre a Câmara dos Deputados; a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação; e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Comissão Fulbright). O objetivo é incrementar o conhecimento brasileiro sobre os EUA e sobre as relações bilaterais entre os dois países.

Júlio César Redecker, deputado federal pelo Rio Grande do Sul, foi o escolhido para dar nome à bolsa por sua destacada liderança jovem, seu idealismo e sua atuação no Congresso Nacional para aumentar a boa vontade e o conhecimento entre Brasil e EUA. Ele morreu em 17 de julho de 2007, aos 51 anos, no acidente aéreo do vôo TAM 3054, em Congonhas. Estava em seu quarto mandato consecutivo como deputado federal e era líder da Minoria na Câmara.

Bolsa
O programa prevê a concessão de duas bolsas por ano, com duração de um ano, com os seguintes benefícios: auxílio mensal de 1.100 dólares, por até 12 meses, destinado a cobrir as despesas relativas a moradia, alimentação e transporte local; auxílio-instalação no valor de 1.100 dólares; passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional; auxílio pesquisa no valor de 6.000 dólares; e seguro-saúde.

A bolsa está aberta a cidadãos brasileiros, regularmente matriculados em curso de doutorado no Brasil reconhecido pela Capes, nas áreas de Ciência Política, Direito, Relações Internacionais, Sociologia, estudos sobre os Estados Unidos ou Estudos Comparados Brasil/Estados Unidos. O candidato precisa ainda ter completado um número de créditos referentes ao programa de doutorado, que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, após a realização do estágio no exterior; ter obtido aprovação no exame de qualificação e/ou no projeto de tese; e ter proficiência em inglês.

Os candidatos têm até o dia 25 de julho de 2008 para fazer sua inscrição (mais detalhes estão disponíves no site da Comissão Fulbright: ). Os resultados serão anunciados até o dia 8 de agosto; e o início das atividades nos EUA está previsto para outubro de 2008.

Fulbright e Capes
O Programa Fulbright oferece bolsas de estudos para estudantes de pós-graduação e professores em todas as áreas do conhecimento. Até hoje, 2.821 brasileiros puderam estudar e viver nos Estados Unidos e 2.388 norte-americanos vieram fazer o mesmo no Brasil. O programa de intercâmbio já concedeu mais de 255 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos americanos e de outros 150 países participantes.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Nos últimos 7 anos, foram criados 872 novos cursos de mestrado e 492 de doutorado.

Da Assessoria de Imprensa/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:
agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.