Trabalho, Previdência e Assistência

Proposta estende isenção do IPI aos veículos do Mercosul

23/05/2008 - 17:43  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2896/08, do Poder Executivo, que estende a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis por taxistas e pessoas portadoras de deficiência física aos veículos fabricados nos países do Mercosul. A proposta modifica a Lei 8.989/95, que criou o benefício.

O governo defende a medida lembrando que o Tratado do Mercado Comum do Sul garante que, em matéria de impostos, "os produtos originários do território de um Estado-parte terão, nos outros Estados-partes, o mesmo tratamento que se aplique ao produto nacional". Desta forma, o projeto estabelece tratamento similar para veículos nacionais e importados, desde que estes sejam originários da Argentina, Uruguai ou Paraguai.

Renúncia fiscal
"A medida apenas amplia a possibilidade de aquisição, por parte dos beneficiários, de veículos originários de países integrantes do Mercosul, diversificando assim o benefício fiscal para veículos nacionais e aqueles produzidos no âmbito do mercado comum, sem ampliar benefícios já existentes", justifica o governo. O projeto não representa renúncia fiscal adicional àquela já prevista pela Lei Orçamentária Anual (LOA), pois o benefício continuará contemplando apenas um veículo, seja ele nacional ou importado.

O texto lembra que o veículo adquirido no Brasil tem isenção do IPI e permite ao fabricante manter o crédito do imposto incidente sobre a matéria-prima, o produto intermediário e o material de embalagem empregados na industrialização do produto, desonerando o custo final do bem. Da mesma forma, segundo a proposta do governo, "o veículo adquirido no âmbito do Mercosul gozará do benefício de isenção do IPI e permitirá ao fabricante-importador se creditar do imposto pago no desembaraço aduaneiro", o chamado IPI vinculado.

O governo acredita que a equiparação entre veículos nacionais e os produzidos no Mercosul ajudará na ampliação do mercado comum. "A medida favorecerá o desenvolvimento do comércio no interior do bloco econômico e a concorrência empresarial, beneficiando consumidores e as trocas comerciais", observa o texto.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Representação Brasileira no Mercosul; Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Projeto isenta de IPI ônibus adaptados para deficientes
Governo poderá regulamentar isenção de IPI para deficiente
Transporte público escolar poderá ter isenção de IPI
Projeto dá isenção de IPI para feirante comprar automóvel

Reportagem - Roberto Seabra/SR

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2896/2008

Íntegra da proposta