Ianomâmis questionam modelo de mineração

17/04/2008 - 18:29  

O relator da Comissão Especial de Exploração de Recursos em Terras Indígenas (PL 1610/96), deputado Eduardo Valverde (PT-RO), recebeu uma carta aberta da Associação Yanomami Hutukara, na qual os indígenas afirmam que não são contra o desenvolvimento do País, mas contra o tipo de desenvolvimento que se quer impor aos índios. A carta foi lida na audiência pública com representantes de tribos indígenas, nesta quinta-feira.

"Desenvolvimento é ter nossa terra com saúde. A mineração não é como o garimpo. Ela precisa de estradas, de grandes áreas, de alojamentos para os trabalhadores, de grandes buracos na terra. Nós sabemos que as mineradoras vão precisar de energia. De onde essa energia virá? O que vai acontecer quando o minério acabar? E os resíduos que vão ficar em nossas áreas?" questiona a carta, assinada pelo presidente da entidade, Davi Kopenawa Yanomami.

Os ianomâmis dizem ainda que querem o direito de escolher o que consideram melhor para si mesmos, e destacaram que alguns povos indígenas são favoráveis à mineração e outros não.

Reportagem - Mônica Montenegro/Rádio Câmara
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.