Política e Administração Pública

Grupo de trabalho tem pressa em entregar proposta de novo sistema de segurança para a Câmara

Instalado hoje, grupo tem prazo de 90 dias para apresentar proposta

10/04/2025 - 16:16  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Instalação do grupo de trabalho. Dep. Carlos Veras (PT - SP)
Primeiro-secretário da Câmara e coordenador do grupo de trabalho, deputado Carlos Veras

Foi instalado nesta quinta-feira (10) o grupo de trabalho criado pela Presidência da Câmara para elaborar e propor uma solução tecnológica de identificação e controle de acesso, além de um protocolo de segurança para garantir mais proteção ao patrimônio, às instalações e às pessoas em circulação nas dependências e arredores da Câmara dos Deputados.

"Nós estamos aqui preparando um estudo para apresentar à Mesa Diretora para a gente poder organizar e modernizar a segurança aqui na Casa", disse o coordenador do grupo, o primeiro-secretário da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE).

Na reunião desta quinta, o grupo definiu um calendário e pretende entregar uma proposta o quanto antes. “Nós temos um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, mas vamos trabalhar com todas áreas técnicas que compõem o grupo de trabalho para a gente poder concluir esse estudo o mais rapidamente possível”, disse.

O grupo de trabalho foi criado porque a Câmara recebe, semanalmente, a visita de diferentes grupos sociais de todas as partes do país. Em dias de alta produção legislativa, isso resulta na circulação de mais de 20 mil pessoas pela Casa.

O deputado Carlos Veras acredita que a troca de informações com outros órgãos como o Supremo Tribunal Federal e o avanço da tecnologia poderão garantir protocolos que aperfeiçoem a segurança da Casa.

“A tecnologia está avançando, e a gente não pode ficar para trás, a gente precisa aproveitar o avanço das novas tecnologias para aperfeiçoar o acesso à Casa. Para a gente poder otimizar, inclusive diminuindo as filas, fazendo com que as pessoas possam ter um acesso mais rápido à Câmara dos Deputados. A tecnologia vem para isso.”

O grupo de trabalho é composto pelos seguintes órgãos da Câmara: Gabinete do Primeiro-Secretário, Diretoria-Geral, Secretaria-Geral da Mesa, Diretoria Administrativa, Diretoria de Inovação e Tecnologia da Informação, Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais, Departamento de Polícia Legislativa Federal, Departamento Técnico, Advocacia da Câmara dos Deputados e Assessoria de Projetos e Gestão.

Reportagem - Paula Moraes
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.