Trabalho, Previdência e Assistência

ProUni poderá incluir faculdades oficiais não gratuitas

31/12/2007 - 11:00  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 686/07, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que inclui as instituições oficiais não gratuitas, criadas por lei estadual ou municipal, no Programa Universidade para Todos (ProUni).

A proposta altera a Lei do ProUni (11.096/05). Esse programa se destina à concessão de bolsas de estudo integrais e bolsas de estudo parciais de 50% e 25% para estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, originalmente em instituições privadas de ensino superior.

Acesso à educação
O autor da proposta ressalta que o objetivo do Programa Universidade para Todos é ampliar o acesso à educação superior para os cidadãos oriundos das camadas menos favorecidas da população, por meio de concessão de bolsas na rede não gratuita de ensino superior. De imediato, acrescenta, identifica-se tal rede com as instituições mantidas pela iniciativa privada, o que está expresso na legislação do ProUni. "No entanto, há também instituições oficiais, criadas por lei estadual e municipal, que não são gratuitas, desde que não mantidas total ou preponderantemente com recursos públicos", afirma.

Ele observa que tais instituições também atendem a estudantes carentes e podem ser adequadamente inseridas no mecanismo básico de operação do ProUni: oferta de bolsas tendo como contrapartida isenção de tributos e contribuições sociais.
"Se, como instituições públicas, gozam da imunidade constitucional relativa ao recolhimento de impostos, o mesmo não é verdadeiro com relação a contribuições sociais", argumenta.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Educação aprova transferência de estudante do ProUni
Proposta estende ProUni para o ensino médio
Câmara aprova pagamento de 100% da mensalidade com Fies
Qualidade de curso será requisito para quitação de dívida
Câmara aprova mais rigor para desligar cursos do ProUni

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Marcos Rossi

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 686/2007

Íntegra da proposta