Comissão obriga inserção de símbolo em alimento sem glúten
20/12/2007 - 17:38
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio aprovou ontem o Projeto de Lei 336/07, do deputado Ciro Pedrosa (PV-MG), que exige a inserção, em embalagens de alimentos industrializados, do símbolo internacional que caracteriza os alimentos isentos de glúten. Esse símbolo deverá acompanhar a mensagem "não contém glúten", que já é obrigatória para esses alimentos, de acordo com a legislação.
O relator, deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), recomendou a aprovação da matéria, observando que os custos das indústrias alimentícias são irrisórios com a adição do símbolo às embalagens e que a medida trará benefícios aos consumidores.
Doença celíaca
Os portadores da doença celíaca não podem ingerir glúten em razão de uma predisposição genética que os torna suscetíveis a essa substância. O glúten desencadeia uma reação inflamatória crônica na mucosa intestinal, levando à atrofia da superfície da mucosa e, conseqüentemente, a uma má absorção alimentar. A doença não tem cura e exige o cumprimento de uma dieta rigorosa.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Comissão aprova aviso sobre alimento que contenha lactose
Comissão aprova política preventiva de distúrbio alimentar
Agricultura aprova projeto que muda aviso para lactentes
Reportagem - Oscar Telles
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR