Governo implantará 100 centros tecnológicos em 2008
18/12/2007 - 12:55
O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Joe Valle, anunciou há pouco que o governo vai implantar 100 centros de vocação tecnológica (CVTs) articulados com centros federais de educação tecnológica (Cefets) no próximo ano. "O CVT é um epicentro de uma revolução tecnológica por meio da formação das pessoas", disse ele, durante o simpósio "Capacitação tecnológica da população: discussão do projeto de lei do Poder Legislativo", promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica.
Por sua vez, o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, informou que, até 2010, o governo pretende entregar 354 institutos federais de ensino tecnológico (Infets). Nesse instituto, será priorizada a formação técnica, que terá 50% das vagas oferecidas. Para a formação de professores, serão reservadas 20% das vagas. Os Infets vão promover ainda a educação profissional continuada, a formação de tecnólogos e a oferta de cursos de pós-graduação na área de tecnologia.
Universidades
Segundo Ferreira, no governo Lula, o Ministério da Educação voltou a expandir e a interiorizar as universidades, porque a formação de professores para a educação básica em pequenas cidades estava prejudicada. Ele lembrou que, antes de Lula, houve uma política de enxugamento e concentração de universidades nos grandes centros urbanos como decorrência de uma estratégia para priorizar a educação básica. No entanto, em sua opinião, as universidades foram enfraquecidas, mas a educação básica não se beneficiou.
O simpósio prossegue no auditório Nereu Ramos. Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Noéli Nobre
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br