Ocupação de cidade-satélite é desordenada, diz secretário
10/10/2007 - 16:31
O ex-prefeito de Curitiba e atual secretário do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal, Cassio Taniguchi, afirmou há pouco que, ao contrário do Plano Piloto (centro de Brasília), que seguiu o projeto de ocupação urbana planejada, a urbanização das cidades-satélites em torno da capital ocorre de forma "completamente desordenada".
Segundo Taniguchi, que é deputado licenciado, o Plano Piloto concentra 70% dos empregos, mas cerca de 80% da população reside nas cidades-satélites. Ele avalia que seria necessário estruturar uma rede de transporte público para facilitar o acesso de populações periféricas à área central da capital federal.
Mananciais
Taniguchi também criticou o excesso de rigor na ocupação de áreas próximas aos mananciais. Segundo o secretário, é possível vender o potencial construtivo nas proximidades de mananciais para projetos imobiliários, preservando-se a integridade das nascentes. "Onde não se pode fazer nada, pode-se fazer tudo", disse.
Cassio Taniguchi participa da 8ª Conferência das Cidades, organizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano. O objetivo do evento é interagir os parlamentos com a sociedade para a implantação da reforma urbana no País. A conferência, que vai até o dia 11, tem como tema a "Reforma Urbana na América Latina: produção legislativa e relação parlamento/sociedade".
O evento continua no auditório Nereu Ramos. Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR