Agropecuária

Comissão debate o impacto de novas regras na concessão de crédito rural

23/05/2024 - 07:43  

GettyImages
Trator pulverizando campo vegetal ao pôr do sol.
Decreto e resolução recentes têm impacto sobre a concessão de crédito rural

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados debate nesta quinta-feira (23) o impacto de novas regras na concessão de crédito rural. O debate será realizado a pedido do deputado Henderson Pinto (MDB-PA).

O parlamentar quer discutir a regulamentação da lei de regularização fundiária em áreas rurais (Lei 11.952/09) por meio do Decreto 11.688/23. O decreto alterou a destinação das glebas públicas federais, priorizando, segundo o parlamentar, outros interesses em detrimento da regularização fundiária.

"Segundo o decreto, as glebas públicas serão prioritariamente destinadas a unidades de conservação da natureza, terras indígenas, territórios quilombolas, entre outras finalidades, deixando a regularização fundiária como uma consequência residual", afirma o deputado.

Henderson Pinto também quer debater os impactos sobre a concessão de crédito rural da edição, pelo Conselho Monetário Nacional, da Resolução 5081/23, que proíbe bancos de conceder empréstimos para empreendimentos em imóveis rurais sujeitos a embargos por órgãos ambientais, tanto estaduais quanto federais, em todos os biomas.

Na avaliação do parlamentar, a resolução e o decreto impactam negativamente o acesso ao crédito e a regularização fundiária em diversas propriedades legítimas.

"O decreto praticamente inviabiliza o processo de regularização fundiária, cria obstáculos à concessão de crédito para propriedades legítimas e altera competências de forma incompatível com normas hierarquicamente superiores, tornando-se flagrantemente inconstitucional", avalia o parlamentar.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 6.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.