Ciência, tecnologia e Comunicações

Comissões ouvem a Anatel sobre sistema de combate à disseminação de fake news em redes sociais

15/05/2024 - 07:50  

Will Shutter / Câmara dos Deputados
Audiência Pública – Planejamento estratégico da Anatel para o quinquênio 2023-2027. Presidente - Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri
Carlos Manuel Baigorri é o presidente da Anatel

As comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados ouvem, nesta quarta-feira (15), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Manuel Baigorri, sobre o sistema de combate à disseminação de fake news em redes sociais.

O deputado Amaro Neto (Republicanos-ES), que solicitou o debate, explica que Anatel e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretendem criar em conjunto o “Sistema 2.0”, para combater a disseminação de fake news nas redes sociais. O Sistema será alimentado por decisões emitidas pelo TSE, como parte de uma parceria estabelecida entre as duas entidades em dezembro de 2023.

"Essa parceria agiliza a atuação do Estado no combate às fake news nas eleições deste ano e outras formas de desinformação, como as deep fakes, que simulam a imagem de pessoas", afirmou. Para ele, é importante discutir esse assunto para dar maior visibilidade à população e para melhor compreensão do sistema para todos do colegiado.

O debate será realizado às 10 horas, no plenário 13.

Da Redação – RL

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.