Ciência, tecnologia e Comunicações

Exposição na Câmara comemora os 35 anos do domínio “.br”, utilizado em sites brasileiros

Segundo especialistas, domínio é seguro e não está entre os mais visados pelos hackers

10/04/2024 - 12:58   •   Atualizado em 10/04/2024 - 15:23

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Exposição “Mulheres: histórias e conquistas”. Dep. Nely Aquino (PODE - MG)
Nely Aquino: Câmara atua para ampliar igualdade digital

Exposição inaugurada na Câmara dos Deputados comemora os 35 anos do domínio “.br”, utilizado nos sites de pessoas físicas, empresas e organizações brasileiras (com.br, org.br, med.br, inf.br, entre outros) e também em órgãos governamentais (gov.br, leg.br, jus.br, entre outros).

Diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko disse que a decisão de criar o domínio revelou-se acertada, pois foi muito bem aceita pelos brasileiros. Segundo ele, 80% dos domínios utilizados no Brasil são “.br”. 

Segurança
Getschko destacou que o domínio é considerado seguro, visto que os ataques de hackers sofridos pelos brasileiros não vêm do “.br”. Ele lembrou que, para alguém registrar um site com a terminação “.br”, é preciso informar CPF ou CNPJ.

“A gente não atrai pessoas com intenções ruins porque elas ficariam expostas, então isso gera um domínio bastante seguro”, disse. “Claro que os brasileiros podem ser atacados por domínios de qualquer lugar do mundo, mas o '.br' em si não está na lista dos maiores alvos de hackers”, acrescentou. 

Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara, a deputada Nely Aquino (Pode-MG) participou da abertura da exposição e manifestou a disposição do colegiado em colaborar nos avanços necessários para o “.br” em termos de privacidade, segurança e igualdade digital. 

Abrangência
Já Percival Henriques, conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), ressaltou que os sites com terminação “gov.br” têm 4 mil acessos por segundo, o que torna o gov.br o maior portal de governo eletrônico do mundo. No total, de acordo com o conselheiro, o “.br” é o oitavo domínio em número de registros no mundo, com mais de 5,3 milhões de domínios registrados até o momento.

Diretor de Serviços e de Tecnologia do Nic.br, Frederico Neves estimula os brasileiros a garantir sua identidade na internet por meio da criação de site com o domínio “.br”. “É barato e eficiente”, frisou.

A exposição
A exposição foi solicitada pela deputada Luisa Canziani (PSD-PR) e pode ser visitada até sexta-feira (12), no Espaço Mario Covas (anexo 2 da Câmara dos Deputados).

Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.