Segurança

Comissão vai ouvir secretários de Segurança Pública e da Polícia Civil do RJ sobre influência da milícia

A data da audiência dos secretários ainda não foi definida

26/03/2024 - 17:19  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Discussão e deliberação de propostas. Dep. Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)
Henrique Vieira: espera por resolução do crime se justifica pela participação de autoridades

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou requerimentos para convidar o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Cesar dos Santos, e o secretário da Polícia Civil,  Marcus Vinícius Fernandes, sobre como esses órgãos têm operado para lidar com a influência da milícia e do crime organizado.

Os requerimentos foram apresentados pelo deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e subscritos pelos deputados Sanderson (PL-RS) e Sargento Gonçalves (PL-RN).

Pastor Henrique Vieira justificou o convite citando a possível participação do ex-chefe da Polícia Civil Rivaldo Barbosa na autoria intelectual do assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018. 

“Foram seis anos e dez dias de espera por uma resolução do crime, e esse longo tempo se justifica pela participação do então chefe da Polícia Civil no assassinato”, disse Vieira. “Infelizmente, ele não é uma exceção. Embora existam muitos bons policiais em todas as forças de segurança, inclusive foi por ação destes que esse bárbaro crime foi elucidado, há uma relação entranhada entre as milícias, o crime organizado e agentes do Estado”, acrescentou.

Reportagem - Lara Haje
Edição - Geórgia Moraes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.