Saúde

Comissão de Saúde ouvirá ministra sobre ações de combate à dengue no País

O Brasil já identificou quase 2 milhões de casos da doença

20/03/2024 - 12:50  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Célio Silveira fala durante reunião de comissão
Célio Silveira considera alarmante o número de casos de dengue registrados neste ano

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou convite para a ministra da área, Nísia Trindade, prestar informações sobre as ações de prevenção e combate às arboviroses, em especial a dengue, desenvolvidas pela pasta.

Autor do requerimento, o deputado Célio Silveira (MDB-GO) destaca que diversos estados e municípios brasileiros decretaram estado de emergência por conta do alto número de casos da doença.

"O ano de 2023 já tinha sido um dos piores anos que enfrentamos em relação à dengue, com recorde de mortos, mas o ano de 2024 tem apresentado números muito piores”, alertou. “Isso é alarmante, porque o pico da dengue ainda não chegou, ele ocorre, em regra, em abril”, acrescentou. 

Segundo o painel de monitoramento dos casos de arboviroses do Ministério da Saúde, 630 pessoas já morreram por dengue no País neste ano, e 1.009 mortes estão em investigação. Os casos identificados da doença já somam 1,9 milhão. 

Subcomissão
A Comissão de Saúde aprovou ainda a criação de uma subcomissão para acompanhar e debater o cenário de incidência da dengue no Brasil, impactos e medidas de combate à doença. A criação do colegiado foi proposta pelo
deputado Pedro Westphalen (PP-RS).

 

 

Reportagem - Lara Haje
Edição - Rodrigo Bittar

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.