Comissão aprova aviso sobre alimento que contenha lactose
13/07/2007 - 19:06
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, na quarta-feira (11), o Projeto de Lei 2663/03, do deputado Sandro Mabel (PL-GO), que exige que os fabricantes de produtos alimentícios que contenham lactose informem essa característica no rótulo de forma nítida e de fácil leitura.
A relatora, deputada Rita Camata (PMDB-ES), destacou a importância da medida, uma vez que boa parte da população pode apresentar até problemas graves de saúde em razão da intolerância à lactose.
Incapacidade de digestão
Camata explica que, embora não existam pesquisas mais completas, estima-se que 25% da população brasileira tenha esse problema, originado pela incapacidade da pessoa de digerir a lactose - o açúcar do leite - por deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Essa enzima possibilita a decomposição do açúcar do leite em carboidratos mais simples, para a sua melhor absorção. Os sintomas da deficiência podem causar grande desconforto e até provocar a diminuição da absorção de nutrientes.
A relatora explicou que a medida é ainda mais importante no Brasil em razão da grande quantidade de produtos que utilizam o leite como base e, por conseqüência, contêm a lactose, como queijos, manteiga, requeijão e bolos, pudins, cremes, bolachas e biscoitos, dentre outros.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Notícias anteriores:
Comissão aprova advertência sobre lactose em laticínios
Reportagem - Vania Alves
Edição - Renata Tôrres
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR