Saúde

Comissão debate condições de saúde dos trabalhadores da limpeza pública

30/11/2023 - 06:41  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados
Jorge Solla fala durante reunião de comissão
Jorge Solla é o autor do requerimento para a realização da audiência

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (30) para debater as condições de saúde dos trabalhadores da limpeza pública, especialmente os encarregados da varrição das ruas e os que se dedicam à coleta de resíduos sólidos.

Confira a lista de participantes da reunião, que está marcada para as 9h30, no plenário 7.

O autor do requerimento para a realização da audiência é o deputado Jorge Solla (PT-BA). "A invisibilidade e a falta de reconhecimento fazem parte da rotina desses trabalhadores, que só são reconhecidos como essenciais quando paralisam suas atividades", destacou o deputado.

Pandemia
Solla lembrou ainda o grande aumento da produção de resíduos e embalagens descartáveis durante o confinamento motivado pela pandemia de covid 19, com as pessoas trabalhando em casa e pedindo comida por aplicativos de entrega.

O deputado baiano acrescenta que os trabalhadores encarregados da limpeza pública estão expostos a riscos biológicos, de acidentes, químicos, ergonômicos, físicos e psicossociais.

Segundo ele, as doenças ocupacionais mais comuns entre esses trabalhadores são micoses, dores no corpo, de cabeça, doenças respiratórias, intestinais, contaminação por produtos químicos, doenças relacionadas à exposição solar. "Também importante mencionar que a alimentação irregular, tanto em relação aos horários quanto em relação à qualidade, traz danos à saúde desses trabalhadores", concluiu.

Da Redação - RB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.