Saúde

Comissão de Saúde aprova fisioterapia gratuita para pacientes em tratamento de câncer de mama

A proposta continua tramitando na Câmara dos Deputados

01/11/2023 - 10:59  

Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Deputado Augusto Puppio fala ao microfone
O relator da proposta, deputado Augusto Puppio

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que garante tratamento de fisioterapia aos pacientes submetidos à cirurgia para retirada de câncer de mama (PL 3436/21).

O benefício também será garantido aos homens submetidos a tratamento para câncer de mama. Apesar de ser uma doença que acomete quase que exclusivamente mulheres, cerca de 1% dos casos atinge homens.

Apresentado pelo ex-deputado Francisco Jr. (GO) e pela deputada Maria Rosas (Republicanos-SP), o texto altera a Lei 9.797/99, que garante o direito à cirurgia plástica reconstrutiva da mama no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A comissão aprovou o parecer do relator, deputado Augusto Puppio (MDB-AP), favorável à proposta. “A cirurgia para ressecção do tumor de mama pode ser bastante agressiva, principalmente nos casos de diagnóstico mais tardios, sendo muitas vezes necessária a retirada completa da mama”, disse.

“O tratamento fisioterápico pós-mastectomia, quando indicado, pode melhorar os resultados cirurgia plástica reconstrutora, além de impactar na qualidade de vida da mulher”, explicou Puppio.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

 

 

Reportagem - Lara Haje
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta