Educação, cultura e esportes

Comissões debatem nesta segunda-feira perseguição ideológica a professores em salas de aula

30/10/2023 - 06:31  

Henderson Alves/SEED-PR
Imagem ilustrativa de uma sala de aula
Deputadas querem garantir a pluralidade de ideias nas salas de aula

As comissões de Educação e de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados vão realizar, nesta segunda-feira (30), audiência pública conjunta para debater a perseguição a professores no Brasil.

Confira a lista de convidados da reunião, marcada para as 14 horas, no plenário 6.

O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelas deputadas Talíria Petrone (Psol-RJ), Erika Hilton (Psol-SP) e Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP). Elas consideram a perseguição ideológica aos professores uma ameaça aos princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito e buscam, com o debate, solução para o problema.

"A audiência pública no Congresso Nacional pode servir como um espaço para discutir a adequação das políticas educacionais vigentes e avaliar se estão sendo respeitados os princípios constitucionais de pluralidade de ideias e respeito à diversidade", definem na justificativa do requerimento.

"Será uma oportunidade para avaliar se existem mecanismos suficientes de proteção aos professores que se sentem perseguidos, bem como para propor medidas que possam fortalecer a autonomia e a valorização dos docentes em nosso país", acrescentam.

Elas ressaltam que não há a intenção de desqualificar posicionamentos políticos ou ideológicos, mas garantir que o ambiente educacional seja um espaço de livre expressão, pluralidade de ideias e respeito às diferenças.

Da Redação - RB

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.