Saúde

Congresso recebe projeção de imagens em homenagem aos 50 anos do Programa Nacional de Imunização

Imagens foram projetadas nas cúpulas e nas torres da Câmara dos Deputados e do Senado

27/09/2023 - 23:12  

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados
Imagem do personagem Zé Gotinha, símbolo do PNI, aparece em uma das torres

O Congresso Nacional foi iluminado, na noite desta quarta-feira (27), com projeção de imagens para celebrar o 50º aniversário do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. Em 18 de setembro, o PNI completou cinco décadas de existência.

O programa teve sua origem na primeira campanha de vacinação em massa realizada no Brasil, sob a liderança de Oswaldo Cruz, o pioneiro da saúde pública no País. Seu objetivo era controlar a disseminação da varíola, e o sucesso dessa campanha demonstrou o potencial da vacinação em massa para erradicar doenças. O último caso de varíola no Brasil foi registrado em 1971.

O PNI também contribuiu para a erradicação de doenças como poliomielite (em 1989) e do sarampo (doença erradicada em 2016, mas que ressurgiu no País a partir de 2018).

Universalização
O PNI se consolidou como uma iniciativa governamental após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, garantindo a saúde e a inclusão social de todos os brasileiros, independentemente de sua origem, raça, gênero ou classe social.

Hoje, 50 anos após sua criação, o PNI é considerado uma das maiores conquistas da saúde pública no Brasil e é reconhecido mundialmente como referência em imunização.

Da Redação
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.