Plenário Ulysses Guimarães


Lugar de discussão e votação das leis que vão influenciar a vida de todos os brasileiros. É nesse local que o Presidente e o Vice-Presidente da República prestam o compromisso constitucional à Nação no dia de suas posses, e também onde deputados e senadores realizam as sessões conjuntas do Congresso Nacional.

Possui uma galeria com 586 lugares destinados ao público, salas para a imprensa credenciada e uma tribuna de honra. Na parte superior da galeria, há gabinetes envidraçados destinados a operadores de som.

A mesa da Presidência, situada no plano elevado, com sete lugares, é ladeada por duas tribunas reservadas a oradores. Ao fundo, há um painel de Athos Bulcão e Oscar Niemeyer, confeccionado em metal e placas esmaltadas em amarelo e verde. Suspensos nas laterais, destacam-se os painéis eletrônicos onde são registradas as votações e os resultados.

A identificação dos 513 parlamentares, no processo de votação, é feita por meio de leitura da impressão digital associada a uma senha pessoal, o que torna o voto intransferível. O Plenário possui 396 assentos e 401 pontos de votação, cinco desses instalados na Mesa Diretora. Abaixo, encontram-se duas mesas para o serviço de taquigrafia, que registra os pronunciamentos dos parlamentares durante as sessões. As bancadas de votação dividem-se em duas alas, separadas por um corredor central. As primeiras cadeiras localizadas na área contígua ao corredor, são ocupadas pelos líderes.