Baixe e Use

Educação Interprogramas

Aula de Cidadania sobre a Proclamação da República (64’)

Aula de Cidadania sobre a Proclamação da República

O historiador Marcos Guimarães Sanches destaca fatos e personagens relacionados à Proclamação da República no Brasil, em uma aula para alunos do ensino médio do DF.

Brasilidade - Viola (8’)

Aula de Cidadania sobre a Proclamação da República

Comparada ao violão, instrumento da mesma família de cordas dedilhadas, a viola é muito mais antiga. Trazida pelos colonizadores portugueses no séc. XVI, a viola ganhou diferentes formas e afinações, recebendo nomes variados, conforme as tradições regionais do Brasil

Câmara Ligada Curto - Bullying (3’)

Câmara Ligada Curto - Bullying

A agressão aos colegas de classe geralmente é um exemplo que vem de casa. Preocupante, a discriminação pode causar depressão em quem é oprimido e malefícios também nos agressores.

Câmara Ligada Curto - Centro POP (4’)

Câmara Ligada Curto - Centro POP

O Centro POP, Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, é mantido pelo Governo do Distrito Federal para oferecer atividades, higiene e convivência para pessoas em situação de rua. Ouvimos a opinião dos que trabalham e dos que são assistidos nesse centro.

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Nave (4’)

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Nave

O Nave/Colégio Estadual José Leite Lopes é um a escola do Rio de Janeiro em tempo integral que alia ensino e tecnologia. Além das disciplinas curriculares do MEC, os estudantes tem aula de multimídia, programação de games e roteiro.

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Paulo Freire (4’)

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Paulo Freire

Para despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado, o professor de uma escola pública de Brasília propôs que os estudantes realizassem um vídeo sobre o artigo 5º da Constituição Federal.

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Sesc (5’)

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Sesc

Que tal morar no colégio? A Escola SESC de Ensino Médio é uma escola-residência em que 500 estudantes de todo o Brasil moram junto com seu professores.

Câmara Ligada Curto - Enem e mudanças no vestibular (5’)

Câmara Ligada Curto - Enem e mudanças no vestibular

Especialistas e estudantes afirmam que o ensino médio abandonou a formação integral dos estudantes e se tornou um preparatório para o vestibular. Criado em 1998, o Enem substituiu o vestibular.

Câmara Ligada Curto - Estudantes Cotistas (4’)

Câmara Ligada Curto - Estudantes Cotistas

Jovens estudantes, que entraram na universidade pelo antigo sistema de cotas, contam suas experiências e também avaliam a atual lei, que estabelece novos critérios, como renda e estudo em escola pública, além da etnia, para ingresso nas universidades federais.

Câmara Ligada Curto - Fies, Prouni e a democratização do acesso à universidade (5’)

Câmara Ligada Curto - Fies, Prouni e a democratização do acesso à universidade

Diante da concentração de vagas nas universidades particulares, as principais alternativas para os estudantes de baixa renda ingressarem no ensino superior são o financiamento estudantil (Fies) e as bolsas do Prouni.

Câmara Ligada Curto - Projeto GirArte (3’)

Câmara Ligada Curto - Projeto GirArte

O Projeto GirArte abriga jovens, crianças e adolescentes em situação de rua. É uma iniciativa de ex-moradores de rua, mantida com patrocínio de empresas, que oferece cursos profissionalizantes, moradia, alimentação, convivência e respeito. Vamos conhecer a história desse projeto, quem coordena e quem é assistido por ele.

Câmara Ligada Curto - Literatura infanto-juvenil, autores clássicos e cinema (3’)

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Sesc

Se antes a televisão parecia competir com os livros pelo interesse dos jovens, hoje os filmes têm impulsionado a venda de livros retratados pelo cinema - Harry Porter, Senhor dos Anéis e Crepúsculo são apenas alguns

Câmara Ligada Curto - O que os jovens estão lendo? (2’)

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Sesc

Jovens falam dos livros que preferem.

Câmara Ligada Curto - Profª Rita Laura Segato (4’)

Câmara Ligada Curto - Educação do século 21: Escola Sesc

A professora Rita Laura Segato, da Universidade de Brasília, uma das idealizadoras do sistema de cotas, comenta sobre a atual lei de cotas, que estende a política para todas as universidades federais do país e estabelece novos critérios além da etnia, como renda e estudo em escola pública, para ingresso por esse sistema.

Câmara Ligada Curto - Saraus (4’)

Câmara Ligada Curto - Saraus

O Câmara Ligada foi a Taguatinga, cidade a 20 quilômetros de Brasília, conhecer a Tribo das Artes, um grupo que há muitos anos faz saraus e também oficinas para os jovens das periferias.

Câmara Ligada Curto – Violência nas escolas (4’)

Câmara Ligada Curto – Violência nas escolas

Os professores se sentem sobrecarregados e dizem não ter mais autoridade com os alunos. Especialistas e os próprios estudantes recomendam mais policiamento, participação dos pais e da sociedade na formação dos jovens.

Série Construtores do Brasil: Ajuricaba (9’)

Série "Construtores do Brasil": Ajuricaba

Herói da resistência indígena. Viveu no século 18 e era líder dos manaus, tribo do Amazonas. Tornou-se símbolo da insubmissão dos índios à opressão colonial. Liderou ataques a traficantes de escravos.

Série Construtores do Brasil: Almirante Tamandaré (8’)

Série "Construtores do Brasil": Almirante Tamandaré

Patrono da Marinha. Entre seus feitos está a espetacular vitória brasileira na até então maior batalha naval das Américas, a de Riachuelo (1865), na Guerra do Paraguai.

Série Construtores do Brasil: Anita Garibaldi (6’)

Série "Construtores do Brasil": Anita Garibaldi

Heroína dos dois mundos. Casada com o libertador italiano Giuseppe Garibaldi, que se engajara na Revolta dos Farrapos em 1836, participou com o marido de combates na América do Sul e na Europa.

Série Construtores do Brasil: Barão do Rio Branco (7’)

Série "Construtores do Brasil": Barão do Rio Branco

Patrono da Diplomacia. Foi uma unanimidade nacional como chanceler de quatro governos, de 1902 a 1912. Consolidou as fronteiras e formulou uma política diplomática à altura do Brasil.

Série Construtores do Brasil: Bento Gonçalves (10’)

Série "Construtores do Brasil": Bento Gonçalves

Chefe da Revolução Farroupilha. Contra o Império, foi o estrategista militar e presidente da República de Piratini, fundada pelos revoltosos. Mas nunca foi entusiasta do separatismo do Rio Grande do Sul.

Série Construtores do Brasil: Deodoro da Fonseca (8’)

Série "Construtores do Brasil": Deodoro da Fonseca

Proclamador da República e primeiro presidente da República. Chefe militar de prestígio, desferiu um golpe na escravidão quando decidiu que o Exército não mais perseguiria negros fugitivos.

Série Construtores do Brasil: Dom Pedro I (10’)

Série "Construtores do Brasil": Dom Pedro I

Proclamador da Independência. Conduzido por José Bonifácio de Andrada e Silva, o jovem e impetuoso príncipe português fundou o Império do Brasil com a célebre frase "Independência ou Morte".

Série Construtores do Brasil: Duque de Caxias (8’)

Série "Construtores do Brasil": Duque de Caxias

Patrono do Exército. Maior chefe militar da História do Brasil, conduziu as tropas à vitória na Guerra do Paraguai, mas ficou conhecido como o Pacificador, por sempre propor a paz antes do combate.

Série Construtores do Brasil: Filipe Camarão (10’)

Série "Construtores do Brasil": Filipe Camarão

Chefe guerrilheiro indígena potiguar. Convertido ao cristianismo, chefiou tropas na luta contra os invasores holandeses. Guerreou de Pernambuco à Paraíba e na primeira Batalha de Guararapes (1648).

Série Construtores do Brasil: Floriano Peixoto (7’)

Série "Construtores do Brasil": Floriano Peixoto

Consolidador da República. Filho de lavradores, passou de soldado raso a marechal do Exército. Exerceu a presidência e derrotou as tentativas de restauração da Monarquia.

Série Construtores do Brasil: Frei Caneca (8’)

Série "Construtores do Brasil": Frei Caneca

Ideólogo da República. Padre, liberal republicano e guerreiro, participou da Revolução Pernambucana e chefiou a Confederação do Equador. Condenado, foi fuzilado porque nenhum carrasco quis enforcá-lo.

Série Construtores do Brasil: Getúlio Vargas (11’)

Série "Construtores do Brasil": Getúlio Vargas

Modernizador do Brasil. Líder civil da Revolução de 30, comandou políticas nacional-desenvolvimentistas: as bases da industrialização, a legislação trabalhista e a participação do Brasil na II Guerra.

Série Construtores do Brasil: Henrique Dias (7’)

Série "Construtores do Brasil": Henrique Dias

Herói da guerra aos holandeses. Negro liberto, chefiou um batalhão de homens livres e escravos contra os holandeses no Nordeste. Condecorado pela Coroa portuguesa, pediu a liberdade para seus soldados.

Série Construtores do Brasil: José Bonifácio de Andrada e Silva (6’)

Série "Construtores do Brasil": José Bonifácio de Andrada e Silva

Patriarca da Independência. Cientista e homem de letras, foi o maior estadista brasileiro. Seu projeto incluía libertação nacional, abolição da escravatura, reforma agrária e integração dos índios.

Série Construtores do Brasil: Juscelino Kubitschek (10’)

Série "Construtores do Brasil": Juscelino Kubitschek

Presidente do Otimismo. Implantou programas de infra-estrutura e expandiu a indústria com o lema "50 anos em 5". Em sua obra destaca-se Brasília, a nova capital que mudou a geografia do Brasil.

Série Construtores do Brasil: Luís Carlos Prestes (6’)

Série "Construtores do Brasil": Luís Carlos Prestes

Cavaleiro da Esperança. Chefiou a marcha da Coluna Prestes por 29 meses e 25 mil km pelo interior do Brasil. Integrou o Partido Comunista. Comandou o movimento preparatório da Revolução de 30.

Série Construtores do Brasil: Maria Quitéria (6’)

Série "Construtores do Brasil": Maria Quitéria

Heroína da Independência. Na luta pela consolidação da independência na Bahia, uma surpresa: o bravo soldado Medeiros era na verdade Maria Quitéria de Jesus. Tornou-se símbolo da emancipação feminina.

Série Construtores do Brasil: Padre Manuel da Nóbrega (9’)

Série "Construtores do Brasil": Padre Manuel da Nóbrega

Missionário-estadista. Homem de Estado sob o hábito de catequista, mudou o rumo da colonização no litoral e, em 1554, fundou São Paulo no sertão.

Série Construtores do Brasil: Pedro Álvares Cabral (7’)

Série "Construtores do Brasil": Pedro Álvares Cabral

Descobridor do Brasil. Ao zarpar do rio Tejo, em 1500, o almirante tinha a missão de ir à Índia. Mas tomou posse da que seria a maior obra do Ciclo dos Descobrimentos portugueses.

Série Construtores do Brasil: Plácido de Castro (7’)

Série "Construtores do Brasil": Plácido de Castro

Líder da conquista do Acre. Liderou os seringueiros na luta pela incorporação do Acre ao território brasileiro. Sua ação abriu a frente diplomática que negociou o Tratado com a Bolívia em 1902.

Série Construtores do Brasil: Princesa Isabel (6’)

Série "Construtores do Brasil": Princesa Isabel

A redentora. Na primeira vez em que assumiu a Regência do Império, sancionou a Lei do Ventre Livre. Na terceira, assinou a Lei Áurea, aprovada no Parlamento para decretar a abolição da escravatura.

Série Construtores do Brasil: Raposo Tavares (8’)

Série "Construtores do Brasil": Raposo Tavares

Definidor das fronteiras. Combateu holandeses no Nordeste e conquistou territórios espanhóis no Sul. Sua Bandeira de Limites (1647) percorreu 10 mil km de São Paulo ao Pará e definiu as fronteiras do Brasil.

Série Construtores do Brasil: Tibiriçá (6’)

Série "Construtores do Brasil": Tibiriçá

Fundador de São Paulo. Índio tuxaua guaianá que ajudou os jesuítas a fundar São Paulo e está na raiz de 16 gerações de mamelucos, entre eles muitos quatrocentões paulistas.

Série Construtores do Brasil: Tiradentes (8’)

Série "Construtores do Brasil": Tiradentes

Mártir da Independência. Líder da Inconfidência Mineira de 1789, passou à história como precursor da Independência do Brasil. A Coroa portuguesa mandou executá-lo e esquartejá-lo.

Série Construtores do Brasil: Zumbi dos Palmares (6’)

Série "Construtores do Brasil": Zumbi dos Palmares

Herói da resistência à escravidão. Líder no Quilombo de Palmares, incentivou a fuga dos escravos e enfrentou expedições de extermínio até retirar-se para a guerrilha. Traído, foi morto numa emboscada.

Videoaula sobre Joaquim Nabuco (15’)

Videoaula sobre Joaquim Nabuco

Dois historiadores - o professor Antônio Barbosa e o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) - explicam a história de um dos principais articuladores da abolição da escravatura, Joaquim Nabuco, que foi jornalista, parlamentar, diplomata e escritor.

  • TV Câmara
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619