Baixe e Use

Humanidades Documentários

A Ilha de Dom Sebastião (24’)

A Ilha de Dom Sebastião

Uma visita à ilha dos Lençóis, no Maranhão, cujos moradores acreditam ser descendentes de Dom Sebastião – Rei de Portugal desaparecido em 1578. O vídeo ganhou dois prêmios no 29º Festival Garnicê (MA).

Antônio Poteiro (19’)

Antônio Poteiro

No ano 2000, o artista plástico primitivista Antônio Poteiro abriu as portas de sua casa em Goiânia para mostrar à TV Câmara seu ateliê, suas obras multicoloridas e seu ponto de vista muito peculiar sobre a criação e o funcionamento do mundo.

Brasília: Projeto Capital (42’)

Brasília: Projeto Capital

Documentário conta a história do nascimento de Brasília: os primeiros idealizadores; as expedições; as negociações, constituições e leis para torná-la realidade; a festa da inauguração.

Brasília 45 (33’)

Brasília 45

Histórias de pessoas que adotaram o Planalto Central para viver. Elas contam como construíram seus sonhos, enquanto o olhar da TV Câmara mostra a capital federal 45 anos depois, com belezas e problemas.

Hoje é Dia de Tomie Ohtake (26’)

Hoje é Dia de Tomie Ohtake

Prestes a fazer 100 anos, Tomie Ohtake, considerada a “dama das artes plásticas brasileiras”, é homenageada nesse especial da TV Câmara produzido para a série “Hoje é dia de”.

Longevidades (32’)

Longevidades

O documentário traz depoimentos que compõem um retrato bastante humano do desafio de envelhecer no Brasil de hoje e discute as consequências do recente aumento da população de idosos para o País.

Memória Política – Ferreira Gullar (61’)

Memória Política – Ferreira Gullar

Ferreira Gullar fala da resistência ao regime militar e do papel dos artistas e intelectuais no combate à ditadura. O exílio no Chile, a criação do “Poema sujo” e a volta ao Brasil também são relatados com muita precisão e humor pelo poeta.

Memória Política – Rachel de Queiroz (38’)

Memória Política – Rachel de Queiroz

Com a memória da seca do Nordeste de 1915, Rachel de Queiroz escreve seu romance de estreia, “O Quinze”. Do Ceará, foi para o Rio de Janeiro. Comunista, crítica do partido, fez oposição a Vargas. Mas conta sua amizade com Castelo Branco na ditadura militar.

Niemeyer, O Traço e o Tempo (26’)

Niemeyer, O Traço e o Tempo

O pensamento e a obra de Niemeyer, o maior arquiteto do Brasil, que atravessou todo o Século 20, com ecos do Século 19, e vive o Século 21 com as mesmas certezas que o fizeram ícone da esquerda.

Rumo ao Muquém ( 27’)

Rumo ao Muquém

O documentário retrata a Romaria do Muquém, uma festa que cultua a imagem de Nossa Senhora da Abadia e anualmente mobiliza milhares de devotos entre os dias 5 e 15 de agosto no pacato vilarejo do Muquém, no interior do Goiás, mantendo viva uma tradição católica de 263 anos.

  • TV Câmara
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619