CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 94.2021 Hora: 17:40 Fase: OD
Orador: ZECA DIRCEU, PT-PR Data: 24/08/2021

 O SR. ZECA DIRCEU (PT - PR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, recebe todo o nosso apoio essa importante iniciativa.
Quero parabenizar o Deputado Pedro Cunha Lima e, em especial, minha companheira de bancada, do nosso núcleo de educação, a Deputada Professora Rosa Neide, pelo importante relatório.
O Brasil, desde 2016, não constrói mais creches. As creches que foram construídas e inauguradas ao longo dos últimos 4 ou 5 anos foram projetadas ainda com recursos viabilizados no nosso Governo, no Governo do PT, no Governo da Presidenta Dilma Rousseff. Pude presenciar, no Paraná, a inauguração, por muitos meses, de dezenas, de centenas de creches, de centros de educação infantil, todos ao mesmo tempo. Por isso, a importância do projeto.
A população brasileira, em cada Município, em cada Estado, precisa ter, sim, clareza da disponibilidade de vagas nas creches, mas também de quantas vagas faltam e onde há necessidade de investimento forte, que hoje não acontece mais, na educação brasileira e, em especial, na educação infantil.
Eu tive oportunidade de ser Prefeito, por duas vezes, do meu Município, Cruzeiro do Oeste, e lá investimos pesado na educação infantil, na construção de novos centros de educação infantil, assim como na ampliação dos já existentes, quando pudemos, com a contratação de mais profissionais de educação, professores, professoras, aumentar o número de vagas.
Espero que o Plenário não só aprove essa medida, como também nós possamos dar atenção maior aos investimentos na educação infantil e na construção de creches, que, por parte do Governo Federal, não estão congelados, o que já seria uma tragédia. Os dados provam que, mês a mês, ano a ano, em especial agora, com Bolsonaro, que escolheu a educação como inimiga, os recursos e os investimentos só recuaram, só foram reduzidos. É muito raro se ver - e eu rodo o meu Estado todo, o Paraná - uma nova creche sendo construída.
Os dados científicos de pesquisadores provam há muito tempo que as séries iniciais, o momento em que a criança está na educação infantil, são decisivas para o futuro dela como criança, como jovem, como estudante e como cidadão que vai ter sucesso na vida.
Todo o apoio a essa iniciativa, Sr. Presidente.
Obrigado pela oportunidade.