CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 90.2021.B Hora: 09:04 Fase: BC
Orador: ZECA DIRCEU, PT-PR Data: 07/10/2021

 O SR. ZECA DIRCEU (PT - PR. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, quero fazer uma saudação a todos que estão no plenário, a todos que estão no modo virtual e, principalmente, a quem nos assiste pela TV Câmara e nos ouve pela Rádio Câmara.
Eu sempre digo aqui, no Paraná, aos meus companheiros e companheiras de caminhada... (Falha na transmissão.)
A SRA. PRESIDENTE (Rosangela Gomes. REPUBLICANOS - RJ) - Deputado, está travando o seu áudio e o vídeo também. Não está boa a sua conexão. A sua fala não está inteligível nem audível.
O SR. ZECA DIRCEU (PT - PR) - V.Exa. me ouve agora, Presidente?
Eu dizia do orgulho e da honra de ter sido eleito e reeleito Prefeito da minha cidade, Cruzeiro do Oeste, em 2004 e 2008. Continuo com o sangue de Prefeito nas veias.
Ontem, aprovamos uma PEC importante que vai aumentar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Lembro-me bem das inúmeras marchas de Prefeitos a Brasília que acompanhei como Prefeito, momentos em que tivemos também vitórias importantes, com aumento de repasses e com mudanças nas legislações.
Ter votado a favor da PEC ontem e ter contribuído para esse aumento, que, já no primeiro ano, traz 1 bilhão e 600 milhões de reais aos Municípios e vai trazer, ao longo dos próximos 4 anos, mais de 4 bilhões de reais aos Municípios, é algo que me deixa muito confiante.
Tenho certeza de que, lá na ponta, diferente do que acontece hoje no Governo Federal, o dinheiro vai ser aplicado naquilo que muda e melhora a vida das pessoas. A grande maioria dos Prefeitos e Prefeitas - e convivo com muitos aqui, no Paraná - tem clareza da importância, por exemplo, da educação, dos investimentos na saúde, dos investimentos no apoio à agricultura para gerar emprego e gerar renda, dos investimentos na qualificação e formação profissional, para poder melhorar as condições de trabalho do nosso povo e da nossa gente.
É no Município que o povo vive, é no Município que as coisas acontecem. Espero que o Congresso, a partir da aprovação da PEC ontem, mobilize-se cada vez mais para partilhar o Orçamento federal, que está batendo recordes, inclusive de arrecadação de impostos, com os Municípios, com os Estados. Talvez essa seja uma solução importante para esse momento de tanto desgoverno em Brasília, de tanto desgoverno no ambiente federal.
Fica aqui, então, o meu abraço aos Prefeitos e Prefeitas, o meu abraço a Vereadores, lideranças municipalistas que se empenharam, telefonaram-me, fizeram seus pedidos e ontem nos ajudaram a aprovar essa importante PEC, essa importante proposta de emenda à Constituição, que garante de forma justa mais recursos aos Municípios. E que esses recursos possam melhorar a vida das pessoas.
Obrigado, Presidente, pela compreensão e pela tolerância em relação ao meu sinal de conexão.
Um abraço.