CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 9.2019 Hora: 17:16 Fase: CP
Orador: CELINA LEÃO, PP-DF Data: 14/02/2019

A SRA. CELINA LEÃO (Bloco/PP - DF. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, primeiramente, eu quero agradecer a toda a população do Distrito Federal que depositou sua confiança no nosso mandato. Essa é a primeira vez que eu subo à tribuna para falar um pouco do que penso e do que acho que podemos fazer neste mandato.

Eu confesso a V.Exa., Sr. Presidente, que fiquei um pouco chocada quando cheguei a esta Casa e percebi tanta agressão de forma gratuita. Eu tive dois mandatos na Câmara Distrital, que tive a honra de presidir - é a nossa Assembleia Legislativa, mas aqui chamamos de Câmara Legislativa, porque aqui unificamos as funções de Município e de Estado. Eu fico preocupada com o rumo que o Brasil realmente vai tomar. O Brasil não pode ser o Brasil do ódio. O Brasil não pode ser o Brasil que vai separar as mulheres, que vai limitar os Parlamentares. Acho que a população espera muito mais deste Parlamento.

Eu fico muito preocupada também quando escutamos que não precisamos mais investir em educação. Eu quero fazer uma correção aqui nos dados citados pela Deputada Joice, que disse que nós gastamos 1 bilhão por dia na educação. Isso não é verídico, Sr. Presidente. Nós gastamos na educação um orçamento de 307 milhões ao dia. Por ano, gastamos 107 bilhões por ano. Com a correção, Sr. Presidente, para ser mais específica, são 112,22 bilhões por ano.

É muito pouco ainda para 54 milhões de estudantes. É muito pouco, Sr. Presidente, perto do orçamento global do que precisamos investir na educação.

Eu tive a oportunidade de conhecer a Coreia, país que foi devastado pela guerra e que levantou duas bandeiras: educação e saúde. Ela tirou os muros das universidade, mostrando que aquilo era de todos. Escolheu realmente investir em educação.

Eu acho que o Brasil precisa investir em educação. E precisamos dar respostas rápidas.

Quando eu estava na Presidência daquela Casa, fiz com que os projetos dos Deputados fossem aprovados. Na nossa gestão, trabalhávamos também para os legisladores, que muitas vezes ficavam 2 anos ou 3 anos sem ter um projeto de lei aprovado.

É este o registro que eu quero deixar. Talvez seja muito frustrante para alguns colegas deixar esta Casa sem ter uma lei aprovada. Acho que este Parlamento precisa se repensar e se reinventar. Talvez seja por isso que considero este debate aqui tão pequeno, perto das necessidades que o Brasil tem. Há tantas legislações que precisavam ser aprovadas! Legislações essas de colegas que saem daqui sem que isso tenha acontecido.

Então, Sr. Presidente, deixo esse registro. Temos muito pouco tempo para colocarmos o nosso pensamento. Eu vou me inscrever mais vezes para tentar falar sobre isso paulatinamente.

É isso, Sr. Presidente.