![]() |
|
O SR. GUILHERME BOULOS (Bloco/PSOL - SP. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.
Hoje é um grande dia, porque, por decisão do Governo do Presidente Lula, acabou a esculhambação do PPI — Preço de Paridade de Importação da PETROBRAS, que fez com que a PETROBRAS, nos últimos anos, desde 2016, servisse mais aos acionistas e a grandes corporações estrangeiras do que ao povo brasileiro. O resultado já foi imediato: baixa de 12% no preço da gasolina, de 13% no preço do diesel e de 21% no preço do gás de cozinha.
Só nos últimos 6 anos, desde 2016, Deputado Chico, 470 bilhões de reais foram dados como dividendos da PETROBRAS aos grandes acionistas. A partir de hoje, a PETROBRAS vai servir mais ao povo brasileiro, com um combustível mais barato, do que à Bolsa de Nova York. Essa é uma grande notícia. Isso é importante para o País, não só para o nosso Governo.
Parabéns, Presidente Lula!
Eu queria falar também sobre outro ponto muito importante: ontem foi o Dia do Assistente Social. Há 210 mil assistentes sociais no País. Ontem, dia 15 de maio, foi um dia especial, porque completou 30 anos a lei que regulamentou essa profissão muito importante.
Nós temos a oportunidade de valorizar o trabalho da assistência social. Existe todo um debate sobre o tema da implementação do piso salarial. Há três PLs nesta Casa — o PL 5.278/09, o PL 2.693/20 e o PL 41/21 — que garantem o piso da assistência social. Nós precisamos ampliar o Sistema Único de Assistência Social — SUAS. Nós precisamos garantir plano de carreira para todos os assistentes sociais deste País. Nós precisamos valorizar essa profissão muito importante, de quem, no dia a dia, cuida do nosso povo, trabalha para o nosso povo mais pobre e com o nosso povo mais pobre.
Quero deixar registrado aqui o meu respeito e todo o nosso apoio aos assistentes sociais.
Faço um apelo a esta Casa para que aprove o piso da assistência social e todos projetos de lei que valorizam essa categoria muito importante para o País.