CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 73.2020 Hora: 11:32 Fase: OD
Orador: EFRAIM FILHO, DEM-PB Data: 04/06/2020

 O SR. EFRAIM FILHO (Bloco/DEM - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Meu caro Deputado Cajado, é uma alegria poder orientar "não" à bancada do Democratas sob a Presidência temporária de V.Exa. Receba o nosso fraternal abraço de saudação.
Pedimos a manutenção desse tema na pauta, e outros deverão vir hoje. Estamos na expectativa, em especial o Democratas, da MP 944, Deputado Claudio Cajado, porque nós queremos tratar do tema do acesso ao crédito.
O tema da economia no Brasil hoje já foi abordado pelo Deputado José Guimarães anteriormente, mas eu, diferentemente dele, a rota de saída para a economia do Brasil passa pelo salvamento das micro, pequenas e médias empresas, que são as que mais geram emprego e mais pagam tributo no País. Os programas que foram implementados até agora não conseguiram os resultados necessários. Então, queremos contribuir, queremos colaborar, queremos jogar junto, queremos oferecer alternativas para que esses programas de crédito possam funcionar.
A Medida Provisória nº 975, que foi publicada ontem, ainda é muito genérica, apenas um quarto, um guarda-chuva. Inclusive, as regulamentações do PRONAMPE ainda não rodaram, e quem produz no Brasil está ficando sufocado.
Em tempos de COVID-19, está faltando fôlego - uso a simbologia - para que as empresas possam fazer essa travessia. Portanto, essa questão do crédito é essencial. Os 100% de garantia do poder público são essenciais para salvar quem mais precisa.