CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 70.2020 Hora: 18:12 Fase: OD
Orador: EFRAIM FILHO, DEM-PB Data: 28/05/2020

 O SR. EFRAIM FILHO (Bloco/DEM - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Democratas vê nessa medida provisória a agenda econômica mais importante desse período de pandemia.
Somada à Medida Provisória nº 944, essas duas medidas provisórias tratam do emprego e do acesso ao crédito, para salvar, portanto, o trabalhador e as empresas.
A crise socioeconômica que vem da pandemia afeta cada um dos servidores, dos trabalhadores e dos empreendedores do Brasil. E as medidas que foram tomadas pelo Deputado Orlando Silva ajudam a construir esse caminho. Inclusive, o tema da desoneração da folha, que conseguimos prorrogar - estava previsto para ela acabar neste ano e agora vai, pelo menos, até o final de 2021 -, faz com que o emprego seja realmente a grande preocupação. Não haverá retomada da economia, não haverá crescimento econômico, sem a preservação dos empregos. Os empregos são mais importantes do que qualquer arrecadação de caixa para o Governo nesse momento.
Que nós também possamos, através das medidas que foram adotadas, abrir o olhar para que temas como o dos 100% de garantia e o crédito na ponta possam ser alcançados.
O Democratas orienta "sim", Sr. Presidente.