CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 60.2021 Hora: 20:08 Fase: OD
Orador: POMPEO DE MATTOS, PDT-RS Data: 08/06/2021

O SR. POMPEO DE MATTOS (PDT - RS. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, eu quero lamentar o morticínio que o Brasil está vivendo em razão do coronavírus e da forma como o Brasil e o Governo brasileiro trataram, vem tratando e, por certo, continuarão maltratando o embate e o bom combate à pandemia.

Nós estamos prestes a chegar a meio milhão de vidas perdidas. São pessoas, são almas, não são só números. São sentimentos, são famílias que estão vivendo o drama de perder seus entes queridos. Nós precisamos dizer isso, até para que as pessoas tenham consciência do que está acontecendo.

Não é por acaso esse efeito: "Ah, é uma gripezinha." "Ah, é um resfriadozinho." "A vacina é comunista." "Essa não funciona, essa outra não presta, esta é comunista". Ora, não importa o pelo do gato, o importante é que o bicho cace o rato; não importa de onde vem a vacina, o importante é que ela funcione. Deixaram de comprar a vacina da Pfizer lá em agosto, setembro do ano passado, e compraram 6 meses depois. Isso tudo nós compreendemos e se explica.

É por essas narrativas e esses comportamentos que nós estamos vivendo esta situação: a vacina demorada, chegando a conta-gotas; os hospitais lotados; as UTIs cheias; os cemitérios entupidos; e as pessoas morrendo e não tendo a quem pedir socorro, porque o governante de plantão é cego, surdo e mudo, não compreende a realidade ou não quer compreender. E o pior cego não é quem não vê, pois é só quem não quer ver que não enxerga essa realidade lamentável.

"Ah, o Brasil é o quarto país que mais vacina no mundo." É verdade. É também o quarto país onde mais falta gente para vacinar, porque nós somos o quarto país do mundo em população. Mas, na verdade e na essência, nós somos o 50º país do mundo percentualmente, em número de vacina.

Nós temos que deixar isso com transparência para o cidadão e para a cidadania. Por isso, a CPI da COVID está dando nome aos bois, está mostrando quem é quem, para que a sociedade saiba, para que a população veja, para que a sociedade civil organizada compreenda a realidade, por que nós chegamos a esse patamar. Esta é a verdade que precisa ser dita, que precisa ser falada, e que precisa ser denunciada.

O PDT tem lado. Nós estamos do lado da ciência, do lado da Medicina, do lado do conhecimento e não do negacionismo, não do obscurantismo. Absolutamente não! Nós temos lado e estamos do lado do cidadão, da população, que não suporta mais esse tipo de negacionismo que está acontecendo por aí.

Feito esse registro, Presidente, eu quero aqui fazer um apelo ao Governo, especialmente ao Presidente Bolsonaro. Na campanha política, em uma das poucas declarações que deu, porque não participou de debates, ele disse que uma das coisas que faria, uma vez eleito, seria atualizar, corrigir a tabela do Imposto de Renda. Disse, comprometeu-se, mas não o fez. Mentiu para o tio, porque, até agora, não corrigiram absolutamente nada.

É verdade que a tabela do Imposto de Renda não vem sendo corrigida há anos? Sim. Nem o Fernando Henrique corrigiu o necessário, tampouco Lula, nem a Dilma, nem sequer o Michel Temer. Mas não é menos verdade que o Presidente Bolsonaro disse, alto e bom som, que faria isso, mas não o fez. E eu tenho que cobrar, porque o peixe morre pela boca, e o homem, pela palavra. Ele deu a palavra, e não está resgatando a palavra empenhada. Foram poucas as palavras que ele deu ao País, e essa é uma das poucas palavras que ele não está cumprindo.

A tabela do Imposto de Renda está defasada em mais de 100%. Eu brigo por isso faz anos, Presidente. "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura."

Eu estou insistindo, persistindo, teimando. Tenho convicção do que digo. E a minha convicção é tanta, tal e tamanha na defesa desse tema que, se não tivesse ninguém para ouvir o que eu estou dizendo, seria capaz de dizer isso para mim mesmo para aumentar a convicção que tenho em relação àquilo que acredito.

Não é possível que vão cobrar Imposto de Renda de quem ganha dois salários mínimos!

Eu sou autor do Projeto de Lei nº 7.838, de 2017, que prevê a correção da tabela do Imposto de Renda. Hoje, o assalariado é quem paga Imposto de Renda. Os banqueiros não pagam, os grandes não pagam, os ricos não pagam Imposto de Renda. Quem tem grande capital não paga Imposto de Renda. Quem paga esse imposto é o assalariado.

Por isso, o nosso protesto, a nossa luta, a nossa disposição para que possamos reverter esse quadro.

Eu vou cobrar do Governo, dos seus Líderes, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Congresso Nacional. Nós Deputados teríamos que criar vergonha na cara e atualizar a tabela do Imposto de Renda. Isso é o mínimo que nós tínhamos que fazer. É o nosso dever.

Digo isso com clareza, com transparência, com firmeza. Estou cobrando isso do Governo e dos seus Líderes. A tabela do Imposto de Renda faz mal para o Brasil.