 |
CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ |
|
Sessão: 54.2019 |
Hora: 14:16 |
Fase: PE |
Orador: ASSIS CARVALHO, PT-PI |
Data: 02/04/2019 |
|
O SR. ASSIS CARVALHO (PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil - CNLB, Regional Nordeste IV, em sua XXVIII Assembleia Geral Ordinária, realizada no período de 15 a 17 de março de 2019, na cidade de Oeiras, no Piauí, com a participação da Arquidiocese de Teresina, de Picos, de Paranaíba, de Floriano e de São Raimundo Nonato, através de uma nota, declarou apoio às manifestações contra a reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal e em tramitação no Congresso Nacional.
Diante do contexto que vivemos, as propostas pautadas da reforma mostram-se agressivas e danosas aos trabalhadores e trabalhadoras, sobretudo às mulheres idosas e à juventude, principalmente aos mais empobrecidos.
Nessa oportunidade, o CNLB, Regional Nordeste IV, organiza uma eclesial da Igreja Católica do Brasil e vem a público manifestar preocupação com os prejuízos que a proposta de reforma da Previdência pode trazer à sociedade brasileira, de forma a retirar direitos conquistados com muitas lutas.
É importante destacar que a reforma privilegia Parlamentares, mandatários e militares e aumenta a injustiça com os mais pobres. Tendo em vista que o nos diz o Evangelho, "serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1, 27), isso nos motiva a conquistar e garantir direitos em busca de igualdade social.
Sr. Presidente, dou como lida a íntegra de meu pronunciamento, incorporando-me a essa manifestação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, ligado à CNBB.
Quero reafirmar minha posição: não podemos fazer uma reforma que prejudique os mais pobres e privilegie os mais ricos. Os ricos já têm privilégios demais! Se queremos igualdade para todos, devemos combater os privilégios.
Peço ainda, Sr. Presidente, que meu discurso seja divulgado no programa A Voz do Brasil.
DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. DEPUTADO ASSIS CARVALHO.
Sr. Presidente, gostaria de deixar registrada nesta Casa a nota da 28ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Regional do meu Estado do Piauí, que se manifesta contrariamente ao pacote de maldades apresentado pelo Governo Bolsonaro,
Essa é, Sr. Presidente, mais uma posição contrária à essa reforma da Previdência que só tira direitos dos trabalhadores e das classes mais pobres da nossa população para beneficiar banqueiros e elites. A nota é mais uma manifestação de apoio às manifestações contrárias à reforma.
Assinam a nota a Sra. Maria Aurenir da Silva Paiva e o Sr. Gil Ferreira da Silva Neto, Presidente e Vice-Presidente da Regional Piauí do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.
Eram essas as minhas palavras por hoje, Sr. Presidente.
Obrigado.
DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. DEPUTADO ASSIS CARVALHO. |
Nota da XXVIII Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional do Laicato do Brasil Regional Nordeste 04 Piauí, em apoio às manifestações contra a reforma da Previdência.
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB - Regional Nordeste 4 - Piauí, em sua 28ª Assembleia Geral Ordinária realizada no período de 15 a 17 de março de 2019, na Diocese de Oeiras - PI, com participação da Arquidiocese de Teresina e das Dioceses de Picos, Parnaíba, Floriano e São Raimundo Nonato, vem através desta nota manifestar apoio às manifestações contra a Reforma da Previdência, apresentada pelo governo federal em tramitação no Congresso Nacional. Considerando que diante do contexto que vivemos, as propostas pautadas na reforma, mostram-se agressivas e danosas aos trabalhadores, sobretudo às mulheres, idosos, e a juventude principalmente os mais empobrecidos.
Nesta oportunidade o CNLB NE4, Organismo eclesial da Igreja Católica no Brasil, vem a público manifestar preocupação com os rumos que a proposta da Reforma da Previdência possa trazer a sociedade brasileira, de forma a retirar direitos conquistados com muitas lutas. É importante destacar que a Reforma privilegia parlamentares, mandatários e militares, e aumenta a injustiça com os mais pobres, tendo em vista que a proposta do Evangelho nos diz que "serás libertado pelo direito e pela justiça" (Is 1,27), e isso nos motiva a buscar a conquista e a garantia de direitos por igualdade social.
A PEC n° 6/2019 apresentada pelo governo Bolsonaro mostra muitas discordâncias diante de seus objetivos apresentados, uma vez que diante de muitas análises e averiguações constata-se que a previdência não é deficitária e o seu maior objetivo é fortalecer o capital financeiro prejudicando os trabalhadores (as) com diminuição de ganhos, aumento da idade e do tempo de contribuição, abertura para privatização da oferta de serviços públicos, ataque aos direitos das mulheres, dentre outros fatores que promovem a flexibilização de direitos, constituindo retrocesso e destruição dos conceitos mais bem construídos e formulados na Constituição Federal de 1988.
Contudo convocamos todos os Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, a se unirem-se e caminhar juntos e juntas a todos os movimentos e manifestações contra a Reforma da Previdência, em comunhão com nossos pastores em defesa dos direitos e da cidadania.