CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 38.2023 Hora: 10:52 Fase: BC
Orador: Heitor Schuch, PSB-RS Data: 30/03/2023

O SR. HEITOR SCHUCH (PSB - RS. Sem revisão do orador.) - Muito bom dia, Sr. Presidente Pompeo de Mattos, agora também nosso colega no PARLASUL. Seja bem-vindo! Saudação aos colegas Parlamentares e ao estimado povo brasileiro!

Hoje é um dia importante para a agricultura familiar gaúcha. Os homens e as mulheres que põem a semente à terra estão organizados em Porto Alegre pelos sindicatos e pela FETAG do Rio Grande do Sul numa mobilização para dizer aos governos que, depois de 3 anos de seca, os agricultores precisam de apoio, de ajuda e de ações públicas para permanecerem no meio rural.

A pauta é extensa. Quero citar duas ou três coisas. A primeira é que é preciso um desconto no crédito rural. A segunda é que precisamos fazer com seriedade um trabalho em relação ao tema da reserva de água, porque sem água ninguém vive. Depois de três safras frustradas, o agricultor vai plantar a quarta sem seguro. Isso está errado! Mude-se o manual de crédito rural, mude-se a lei, porque o produtor precisa continuar tendo crédito e precisa ter a oportunidade do seguro.

Parabéns à FETAG por todo o trabalho de organização, de articulação e de formulação de pauta!

Enquanto eles estão em Porto Alegre, nós estamos aqui negociando e discutindo. Aliás, hoje à tarde, a CONTAG entrega a pauta do Grito da Terra Brasil.

Sr. Presidente, aproveito para registrar, por derradeiro, a boa notícia de que o Governo salva e retoma, por medida provisória, um programa importantíssimo para os agricultores familiares, o Programa de Aquisição de Alimentos, que é bom para quem produz, pois tem a quem vender, como as pequenas associações e as cooperativas. É melhor ainda para quem está do outro lado, seja criança na creche, seja idoso no asilo, porque estes recebem alimento de qualidade.

Tudo isso é possível graças a esta formulação de política pública, de organização e de transparência. Quando nós alimentamos as pessoas com alimentos saudáveis, produzimos uma geração saudável, que pode estudar e melhorar este País. Este é o verdadeiro propósito deste programa.

Portanto, eu quero parabenizar todos os que estão envolvidos nesta temática do Programa de Aquisição de Alimentos, que ressurge com força, que vai gerar renda, emprego e desenvolvimento para centenas de milhares de famílias neste País, inclusive para a juventude rural, que está nesta Casa com uma bonita exposição e se prepara para a grande jornada da juventude, que vai estar em Brasília no fim do mês que vem. Parabéns!

Este Plenário e esta Casa precisam olhar para as políticas públicas, a fim de ajudar a quem alimenta o Brasil e a agricultura familiar, que é responsável por 70% da produção dos alimentos que chegam à mesa dos nossos irmãos e da nossa, também.

Muito obrigado.