CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 38.2020 Hora: 20:40 Fase: OD
Orador: POMPEO DE MATTOS, PDT-RS Data: 26/03/2020

O SR. POMPEO DE MATTOS (PDT - RS. Participação por videoconferência. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Parlamentares, este projeto trata do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, para nossas pessoas com deficiência. O Governo encaminhou que o valor seja 200 reais.

A Oposição e o PDT trabalharam não só para elevar o valor para 300 reais, para 500 reais, e agora o valor fechou em 600 reais por mês, mas também para incluir os idosos. E conseguiram! Nós conseguimos ampliar este colchão de proteção às pessoas mais humildes, mais pobres e, especialmente, mais vulneráveis. Além disso, as mulheres chefes de família poderão receber o dobro: em vez de 600 reais, vão receber 1.200 reais.

Ora, Sr. Presidente, nós temos no Brasil 205 famílias bilionárias, famílias que recebem valores extraordinários. Somando-se o patrimônio delas, chega-se a 1,2 trilhão de reais, o que corresponde a 17% do PIB brasileiro, e não temos dinheiro para dar aos nossos pobres?!

Além da pessoa com deficiência, do idoso pobre e da mulher chefe de família, que também é vulnerável, nós temos os desempregados e os autônomos. Há muita coisa que precisamos fazer para proteger os pobres deste País nesta hora de dor e doença. A economia tem que ajudar a saúde para salvarmos vidas para, depois, com saúde, salvarmos a economia. Portanto, as pessoas têm que ficar em casa, para nós fazermos a nossa parte!

Parabéns, Deputado Rodrigo Maia!

O Governo, que cedeu, também está de parabéns, bem como a Oposição, que soube construir um diálogo.

Está de parabéns o Brasil, que ganhou com estas iniciativas. Na hora das dificuldades, nós conseguimos nos unir e nos abraçar.

Parabéns a todos!

O Brasil precisa enfrentar este problema, vencer esta etapa e reconhecer que a vida está do outro lado. Tenho certeza de que, no fim do túnel, nós daremos dias melhores para a nossa gente.

Muito obrigado.