CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 3.2019 Hora: 17h4 Fase: CP
  Data: 07/02/2019

Sumário

Alcance de expressiva votação pelo orador nas eleições para a Câmara dos Deputados. Apresentação de requerimento de criação da Frente Parlamentar do Esporte. Posicionamento do orador e da bancada do PRB de Brasília, contrário à proposta governamental de pagamento de parte do passe estudantil pelos alunos de escolas particulares.

 O SR. JULIO CESAR RIBEIRO (Bloco/PRB - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, inicialmente, quero agradecer a Deus a oportunidade de ocupar esta tribuna pela primeira vez, bem como a vitória que obtive aqui em Brasília, onde alcancei 79 mil e 775 votos, uma votação expressiva que me trouxe a esta Casa.
Sou oriundo da Secretaria de Esporte do Distrito Federal. Fui Secretário durante 2 anos e depois Deputado Distrital por 4 anos. Agora farei um mandato em prol da sociedade brasileira.
Quero neste momento dizer que já protocolei a criação da Frente Parlamentar do Esporte, ocasião em que tive a oportunidade de contar com a ajuda dos nossos nobres Deputados. Vou trabalhar com muito afinco em prol desta bandeira, porque o Ministério do Esporte, Deputado Luis Miranda, já não existe mais - agregou-se a outro Ministério. Precisamos estar atentos às políticas que serão praticadas pelo Ministério atual.
Quero aproveitar este momento para trazer um assunto que nos tem trazido certa preocupação. Nesta semana, o Governo do Distrito Federal ensaiou mandar para a Câmara projeto de lei por meio do qual iria acabar ou reduzir o passe estudantil no Distrito Federal. Recuou, porque queria que tanto os estudantes das escolas públicas, como os alunos das escolas particulares pagassem um valor para usar os passes estudantis. Com a pressão popular, hoje ele recuou ao novo projeto. Mesmo assim, o projeto ainda faz com que os alunos das escolas particulares tenham que subsidiar parte do pagamento do passe estudantil.
Eu entendo que muitas pessoas em Brasília ainda não têm condições para subsidiar o passe estudantil.
Por isso, nós somos contrários. Eu e a bancada do PRB não concordamos com isso e pedimos ao Governador que, antes de solicitar aos Deputados que aprovarem o projeto na Câmara, discuta com a sociedade e com os líderes estudantis. Que haja uma audiência pública e que não seja aprovado do dia para noite, rapidamente, porque é um tema muito importante, e devemos, sim, discuti-lo.
Era isso o que eu queria dizer.
Muito obrigado pela oportunidade.


ELEITOR, JULIO CESAR RIBEIRO, DEPUTADO FEDERAL, AGRADECIMENTO. ESPORTE, DEFESA. ESTUDANTE, PARTE, PAGAMENTO, PASSE ESTUDANTIL, DISTRITO FEDERAL (BRASIL), CONTRARIO.
oculta