CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 253.2018 Hora: 14h52 Fase: PE
  Data: 04/12/2018

Sumário

Eleição da Senadora Fátima Bezerra para Governadora do Estado do Rio Grande do Norte.

 O SR. JOSÉ AIRTON CIRILO (PT - CE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero, primeiro, agradecer a deferência de V.Exa., que, como bom cearense, está a presidir os trabalhos desta Casa.
Quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a nossa companheira Senadora Fátima Bezerra por ter sido eleita a primeira Governadora do Estado do Rio Grande do Norte. S.Exa. é a única mulher a comandar um dos 27 Estados da Federação. Natural de Nova Palmeira, na Paraíba, é formada em Pedagogia, tem 63 anos e exerce atualmente o primeiro mandato de Senadora, já foi Deputada Federal.
Por isso, quero fazer este registro e parabenizá-la.
O SR. PRESIDENTE (Vitor Valim. Bloco/PROS - CE) - A Mesa toma ciência do pronunciamento de V.Exa., que muito interessa a todos nós cearenses, porque é um Estado vizinho ao nosso Estado do Ceará.

DISCURSO NA ÍNTEGRA ENCAMINHADO PELO SR. DEPUTADO JOSÉ AIRTON CIRILO.


Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero parabenizar a Senadora Fátima Bezerra, do PT, que foi eleita naquele domingo, 28 de outubro, com 57,5% dos votos, Governadora do Rio Grande do Norte. Ela será a única mulher a comandar um Estado brasileiro.
Maria de Fátima Bezerra é natural de Nova Palmeira, na Paraíba. Formada em pedagogia, tem 63 anos e exerce atualmente seu primeiro mandato como Senadora. Foi professora da rede pública na Prefeitura de Natal e no Governo Estadual.
É filiada ao PT desde 1981, no qual iniciou e segue na vida pública. Foi Deputada Estadual por dois mandatos, 1994 e 1998. Em 2002, foi eleita Deputada Federal, sendo reeleita em 2006 e 2010. Em 2014, elegeu-se Senadora.
Quero destacar também que o PT conseguiu uma hegemonia inédita nos Governos Estaduais do Nordeste. Com a vitória de Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte, o Partido de Trabalhadores fecha essa eleição com quatro Governadores eleitos. Das três maiores vitórias no primeiro turno, em termos percentuais, o PT teve duas: a primeira no Ceará, com Camilo Santana; e a terceira na Bahia, com Rui Costa. Em Alagoas, Renan Filho, do MDB, estava coligado com o PT.
Parabéns!
Muito obrigado. 



CONGRATULAÇÃO, FÁTIMA BEZERRA, SENADORA, ELEIÇÃO, GOVERNADORA, RIO GRANDE DO NORTE.
oculta