CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 25.2022 Hora: 17:04 Fase: OD
Orador: PERPÉTUA ALMEIDA, PCDOB-AC Data: 29/03/2022

A SRA. PERPÉTUA ALMEIDA (PCdoB - AC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sra. Presidente, o PCdoB vota "sim".

Aproveito este momento para pedir ao Plenário desta Casa que possamos apresentar urgentemente um pedido de instalação de CPI, para que sejam apurados os escândalos de roubalheira no Ministério da Educação.

Como podemos aceitar que o Ministério da Educação esteja montando um esquema em que a propina que se exige são quilos de ouro?

O Ministro acabou de cair exatamente por causa de corrupção dentro do Ministério dele. Mas essa situação vai continuar lá? Qual é o envolvimento do Presidente Bolsonaro nisso? O que o Presidente Bolsonaro sabe sobre esse esquema de corrupção no Ministério da Educação, envolvendo propina em dinheiro e propina em ouro? A própria bancada evangélica aqui se posicionou contrariamente ao que alguns pastores estão fazendo.

Então, peço a instalação de CPI urgente, para apurar o esquema de corrupção em que se exigem barras de ouro para garantir o esquema de roubalheira que está havendo no Ministério da Educação. Enquanto isso, falta Internet nas escolas, faltam livros nas escolas, faltam cadernos, falta merenda escolar. Por quê? Porque o MEC, o Ministério da Educação resolveu montar um esquema financeiro para roubar o dinheiro das crianças.

Muito obrigada.