CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 241.4.54.O Hora: 14h28 Fase: PE
  Data: 04/11/2014

Sumário

Estudo da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG intitulado Gramsci no Brasil. Repúdio às negociações entre Brasil e Venezuela, noticiadas pela mídia, com vista à celebração de acordos com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. Risco de processo de bolivarização do País.

O SR. AROLDE DE OLIVEIRA (PSD-RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero pedir a V.Exa. que determine o registro nos Anais da Casa de um estudo produzido pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Delegacia de Mato Grosso do Sul, sobre Antonio Gramsci, que V.Exa. conhece muito bem. Antonio Gramsci inspira todo o movimento de esquerda na América Latina, também no nosso País.
E eu gostaria de fazer um segundo registro, já que disponho de algum tempo, nessa mesma linha, inspirado por Antonio Gramsci.
A Nação brasileira e a Venezuela - hoje está na imprensa, no Globo, na Veja online - ousaram iniciar negociações e assinar acordos com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Brasil, o MST, inclusive com treinamentos, etc. Isso faz parte deste processo de lenta e contínua bolivarização do nosso País, até chegarmos a um Estado socialista, conforme declaração do próprio Ministro das Comunas da Venezuela.
Nós ouvimos esses discursos hoje, aqui, e eles criam até uma indisposição na Nação brasileira. Oradores que me antecederam disseram que o PT é atacado, etc. Ora, o PT está sem moral, Presidente! É o partido de V.Exa., Sr. Presidente, mas, com todo o respeito, é o partido do mensalão, o partido que agora está dando a PETROBRAS, ele e seus aliados. Com que moral o PT vem falar dessas questões aqui? Isso tudo ficou muito claro.
Eu faço este registro e manifesto a minha tristeza com o estado de coisas que nós estamos vivendo em nosso País.
Muito obrigado.
O SR. FERNANDO FERRO - Viva o Partido dos Trabalhadores! (Viva!)

ESTUDO A QUE SE REFERE O ORADOR

Gramsci no Brasil.
Nos anos de 1990, foi criado por Lula e Fidel Castro o Fórum de São Paulo - FSP, instituição internacional que reúne além de governos e partidos de esquerda, organizações criminosas ligadas à indústria do narcotráfico e do contrabando e organizações de guerrilhas. A ala marxista do Partido dos Trabalhadores (PT) abandonou, então, a luta armada como instrumento para conquistar o poder, e adotou o pensamento de Antonio Gramsci que orienta a tomada do poder pela "via pacífica", para, então, desconstruir os valores e convicções preexistentes na sociedade alvo, inclusive usando a violência se for necessária para concluir a implantação do Estado Socialista/Comunista de inspiração Marxista. O PT está no poder há doze anos e ensaia a última etapa do processo gramiscista-marxista.
A Delegacia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG de Mato Grosso do Sul (MS), em estudo sistematizado, alinha os principais pontos estratégicos da esquerda brasileira no estudo que chama "Gramsci no Brasil", como segue:
Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - Delegacia do Estado de Mato Grosso do Sul - COR UNUN ET ANIMA UNA PRO BRASÍLIA UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA PELO BRASIL.
NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS: Gramsci no BRASIL. AGRADECIMENTO: A todos que participaram dos estudos que culminaram no presente trabalho com a finalidade de "conhecer o Brasil para melhor servi-lo". PROPOSTA: Estimular o debate, reunindo e unindo todos em torno do bem-comum, colocado acima de interesses pessoais e de qualquer espécie de grupo, para a criação de um Projeto de Nação fundamentado no processo histórico-cultural brasileiro. METODOLOGIA: Identificar ideias, atitudes, comportamentos e ações que estão em harmonia com o marxismo-gramscismo para, através da "via pacífica", transformar o Brasil em uma República Socialista.
Antonio Gramsci (1891-1937): Intelectual italiano e um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI) em 1921, percebeu que a implantação do comunismo nos países do Ocidente não deveria seguir o modelo russo (LENIN) do uso da violência para conquistar ou tomar o Estado, mas, sim, ao contrário, primeiro conquistar o Estado e depois, então, a aplicação da violência para finalizar o processo. Nessa concepção, destaca-se o valor atribuído ao seu entendimento de Sociedade Civil como sendo o espaço social onde deve ocorrer a luta pela hegemonia, para que a classe subalterna passe a ser a Classe Dirigente. Um grupo social da classe dirigente, assumindo o controle da Sociedade Política (Estado), permite que o partido da Classe Dirigente seja posicionado acima do Estado. A manobra é simples, lenta e gradual. Utiliza-se dos instrumentos legais e políticos da democracia para, de forma pacífica e sorrateira, minar e enfraquecer as principais trincheiras democráticas: Executivo, Legislativo, Judiciário, Forças Armadas, Religião e a Família. Usando a propaganda subliminar, o populismo e a demagogia, as consciências são entorpecidas e é criada a sociedade massificada para a luta pela hegemonia. O envolvimento estratégico também é simples e eficaz, conduzindo o processo em três fases:
- na primeira, organiza o Partido das Classes Subalternas e luta pela ampliação das franquias democráticas para facilitar a ação política, explorando as deficiências e vulnerabilidades do governo;
- na segunda, luta pela hegemonia das classes subalternas, criando as condições para a tomada do poder;
- na terceira fase, toma o poder, impondo novos valores e princípios através de uma nova ordem.

O "socialismo pacífico" é a etapa intermediária para o "socialismo marxista", o marxismo-leninismo, o comunismo... Preso em 1926, escreveu na prisão "Cadernos do Cárcere" contendo o seu pensamento sobre a tomada do poder de forma pacífica. Foi libertado pouco antes de morrer em 1937. O gramscismo contagiou países da Europa e, hoje, está transbordando na América do Sul.
A penetração gramscista no Brasil
. Finalidade: Criar as melhores condições para transformar o Brasil em uma República Socialista sob a inspiração de Antônio Gramsci.
OBJETIVOS:
1. Obter a hegemonia na sociedade civil. 2. Obter a hegemonia na sociedade política (Estado). 3. Estabelecer o domínio do intelectual coletivo (Partido Classe). 4. Silenciar os intelectuais independentes.
MÉTODO: Realizar a transformação intelectual e moral da sociedade pelo abandono de suas tradições, usos e costumes, mudando valores culturais de forma progressiva e contínua, introduzindo novos conceitos que, absorvidos pelas pessoas, criam o "senso comum modificado", gerando uma consciência homogênea construída com sutileza e sem aparente conteúdo ideológico, buscando a identificação com os anseios e necessidades não atendidas pelo poder público. Assim é estabelecido o desejo de mudança em direção a um mundo novo, com a sociedade controlada através dos mecanismos de uma "democracia popular", onde os pensadores livres, temendo o rótulo de retrógrados ou alienados, se submetem a uma prisão sem grades, calando a voz da divergência existente dentro de si e se deixam, assim, vencer pelo "senso comum modificado". Este prossegue intoxicando a sociedade, sob a égide do Estado, usado para reduzir e suprimir a capacidade de reação individual e coletiva. Nesse momento, está construída a base para a "tomada do poder" e consequente implantação do Estado Socialista. AÇÕES QUE TÊM ENFRAQUECIDO AS TRINCHEIRAS DA DEMOCRACIA NO BRASIL:

I. Nos PARTIDOS POLÍTICOS: 1. Estimular o número elevado de partidos para enfraquecer a oposição e facilitar a tática de "aliança", favorecendo o "partido classe". 2. Manter a regionalização dos partidos; o controle por caciques ou oligarquias regionais afeta a unidade nacional, favorecendo o enfraquecimento dos partidos políticos de oposição e favorecendo o "partido classe", que possui "unidade de comando". 3. Admitir a pluralidade de esquerda para ser bem explorada pelo "partido classe" por tempo determinado. 4. Esvaziar as poucas lideranças da oposição através de patrulhamento e ataque (dossiê) direto ou indireto (parentes). 5. Criar fatos novos para o esquecimento das mazelas de militantes do "partido classe" e aliados. 6. Afastar ou mudar de cargo o militante com erro focado pela mídia de oposição, para a sua proteção e do "partido classe". 7. Usar a "mídia da situação" para silenciar as mazelas dos militantes do "partido classe". 8. Infiltrar militantes nos outros partidos para obter o seu controle e esvaziar os líderes de oposição, os neutros e os que não são adeptos do "partido classe".
II. No EXECUTIVO. 1. Criar aparelhos governamentais de coerção. 2. Distribuir cargos em órgãos e empresas públicas para militantes do partido-classe e seus aliados, em todos os níveis da administração federal, estadual e municipal, (aparelhar o Estado). 3. Criar uma estrutura policial que possa ser transformada em Guarda Nacional ou Guarda Pessoal ou em Polícia Política (Polícia Federal, Força Nacional) para emprego imediato, quando chegar o momento oportuno. 4. Ampliar o "curral eleitoral" usando o assistencialismo como fim e não como meio, mantendo o benefício por tempo indeterminado. 5. Manter o "curral eleitoral" através de um sistema de ensino, controlando o baixo nível de aprendizagem e desenvolvimento da inteligência. 6. Silenciar a imprensa através de emprego da verba pública destinada à propaganda, mantendo a população sem informação correta. 7. Neutralizar políticos de oposição e aliados através de distribuição de dinheiro, cargo público ou qualquer outro tipo de benefício pessoal ou familiar. 8. Criar ou fortalecer um organismo sul americano para diminuir a importância da OEA (EUA). 9. Participar de um bloco sul americano de repúblicas socialistas democráticas. 10. Facilitar a penetração cultural e a projeção dos intelectuais orgânicos. 11. Denegrir heróis nacionais. 12. Enaltecer militantes da ideologia marxista. 13. Desmerecer fatos e vultos marcantes da História Nacional. 14. Impedir a tomada da Consciência Nacional. 15. Entorpecer a Vontade Nacional. 16. Eliminar valores do processo histórico-cultural nacional. 17. Mudar usos e costumes. 18. Enfraquecer o moral nacional. 19. Mudar traços da identidade nacional. 20. Mudar valores e princípios ético-morais. 21. Enfraquecer a família. 22. Enfraquecer a coesão-nacional. 23. Lançar a discórdia no seio da população. 24. Desviar o foco dos debates em torno de questões relevantes em áreas estratégicas (saúde, educação, segurança, defesa, etc.), isentando o Governo de responsabilidade pelas deficiências e vulnerabilidades. 25. Estabelecer um poder paralelo ao do Estado (Conselho de Política Externa, Comissão de Direitos Humanos, etc.). 26. Alimentar as ONGs com o dinheiro público e estimular outras para atuarem na sociedade civil, apoiando direta ou indiretamente a luta pela sua hegemonia.
III. No LEGISLATIVO. 1. Eleger militantes do Partido-Classe. 2. Unir temporariamente os partidos de mesma ideologia. 3. Fazer alianças com partidos de ideologia oposta. 4. Desmoralizar o Legislativo, mantendo privilégios, barganhas e a falta de espírito público. 5. Criar leis para dar o respaldo às mudanças de usos, costumes e valores da nacionalidade brasileira. 6. Obter o controle do Legislativo para conquistar o domínio da sociedade política (Estado), através do Partido-Classe. 7. Enfraquecer o Legislativo como fiscal do Executivo. 8. Submeter o Estado ao controle do Partido-Classe.
IV. No JUDICIÁRIO. 1. Retardar ou impedir a modernização da estrutura do judiciário. 2. Retardar ou impedir o aperfeiçoamento do funcionamento do judiciário. 3. Estimular o corporativismo extremado na magistratura. 4. Manter o magistrado afastado do povo e das suas necessidades.


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