CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 239.2.54.O Hora: 18h26 Fase: OD
  Data: 05/09/2012

Sumário

Congratulação à Presidenta Dilma Rousseff pelo lançamento de plano para a redução de tarifas de energia elétrica. Encaminhamento de expediente à Presidência da República a respeito do assunto.

            O SR. EDUARDO DA FONTE (PP-PE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Esperidião Amin, Sras. e Srs. Deputados, é com muita alegria que subo à tribuna da Casa do Povo nesta noite de quarta-feira para parabenizar a Presidenta Dilma Rousseff pela iniciativa de reduzir a tarifa de energia. Já na próxima semana, o Governo Federal irá anunciar medidas para diminuir os valores cobrados na conta de luz do povo brasileiro, do trabalhador, da dona de casa, da indústria e do setor produtivo do nosso País.
Essa é, com certeza, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, uma vitória da Câmara dos Deputados, que desde 2007 coloca na ordem do dia desta Casa os altos preços das tarifas de energia elétrica pagos no Brasil. A Presidente da República coloca o discurso em prática, com resultados concretos para o País.
Protocolei no dia 17 de julho de 2012 um documento endereçado à Presidenta Dilma Rousseff, com várias sugestões para serem incorporadas no plano de redução das tarifas de energia elétrica, que será anunciado na próxima terça-feira.
Eu gostaria de destacar, Sr. Presidente, alguns pontos que, tenho certeza, são fundamentais para a redução da conta de luz: zerar a alíquota ou extinguir a cobrança do PIS/PASEP e da COFINS para os consumidores residenciais e industriais; extinguir a Reserva Global de Reversão - RGR; alterar a conta de consumo de combustíveis; extinguir a Conta de Desenvolvimento Energético - CDE; e, por fim, exigir das concessionárias de energia elétrica que tenham seus contratos renovados um desconto na conta de luz do povo brasileiro, haja vista que estudo da Fundação Getulio Vargas diz que cada real descontado na conta de luz se multiplica oito vezes no poder aquisitivo do povo brasileiro e nas rendas do nosso País.
Tenho certeza de que essa iniciativa da Presidenta Dilma Rousseff será uma grande conquista da Câmara dos Deputados e, principalmente, uma grande conquista do povo brasileiro.
Em nome do Brasil, em nome do povo brasileiro, eu gostaria de parabenizar a Presidenta Dilma Rousseff e dizer que, como Parlamentar representante do povo pernambucano e do povo brasileiro, fico muito feliz porque o Governo entendeu que o Brasil não aguenta mais pagar essas altas tarifas de energia elétrica.
Parabéns à Presidenta Dilma Rousseff. Mas parabéns mesmo ao povo pernambucano e ao povo brasileiro, que tem lutado por essas conquistas.
Meu muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Esperidião Amin) - O discurso de V.Exa. é subscrito por todos nós, nobre Deputado Eduardo da Fonte, e é digno de um anjo da luz.




TARIFAS, ENERGIA ELETRICA, REDUÇÃO, DOLMA ROUSSEF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ELOGIO.
oculta