CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 228.4.54.O Hora: 20:02 Fase: OD
Orador: OTAVIO LEITE, PSDB-RJ Data: 14/10/2014

O SR. OTAVIO LEITE (PSDB-RJ. Sem revisão do orador.) - Não, Sr. Presidente, rapidamente, porque eu tenho muita curiosidade em saber por que o Governo é contra uma proposta que só contribui, que só favorece aquilo que se intitula "o destravamento do mercado financeiro".

Nenhuma empresa hoje no Brasil pode alavancar o seu desenvolvimento e as suas atividades sem capital. Esse capital ou ela tem - em geral, não tem -, ou pede emprestado e se arrebenta nos juros, ou aguarda um empréstimo desses que não vem, ou vai ao mercado de capitais.

É uma vergonha o mercado de capitais no Brasil; ele atende 350 empresas. Então, estamos propondo que não apenas se isentem os investidores pessoa física, o que é uma coisa irrisória. Nós temos que fortalecer o empreendedor, para que ele seja atraído a também captar recursos para a expansão das suas atividades, gerando emprego, renda. E por aí vai.

O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Mantém a emenda?

É a última votação.

O SR. OTAVIO LEITE - Eu queria saber por que o Governo é contra essa proposta.

O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Mantém a emenda?

O SR. OTAVIO LEITE - Mantenho a emenda e a minha curiosidade. Que o Governo diga por que é contra essa proposta, que é tão boa para o desenvolvimento do Brasil.

O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Vamos votar!

O SR. OTAVIO LEITE - O PSDB vota "sim".

O SR. PRESIDENTE (Henrique Eduardo Alves) - Voto "sim" do PSDB registrado.