CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 228.2019 Hora: 18h0 Fase: OD
  Data: 20/08/2019

Sumário

Apelo às autoridades brasileiras por adoção de medidas cabíveis para o repatriamento da jovem Noemi Ghisi, filha de mãe brasileira e pai francês.

 A SRA. CHRISTIANE DE SOUZA YARED (PL - PR. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sra. Presidente, eu vim fazer hoje um apelo aqui para que nós possamos cobrar das autoridades brasileiras que tomem a medida de trazer de volta da França para o Brasil a jovem Naomi, filha de mãe brasileira e de pai francês. E elas vieram para o Brasil fugindo das agressões desse pai. Só que chegaram aqui - nós temos um tratado de Haia - e a menor foi obrigada a voltar ao país de origem com seu pai, num desespero da família e da mãe, porque elas já sofriam agressões lá na França. Eu venho pedir aqui que a nossa bancada feminina, que luta tanto contra a violência à mulher, possa se unir e pedir às autoridades brasileiras que tenham esse olhar para a família. Essa mãe é uma professora da Universidade Federal do Paraná e está desesperada, assim como a família.
Então, peço à V.Exa., Sra. Presidente, que é uma mulher aguerrida nesta luta contra a violência à mulher, que nós possamos fazer um pedido às autoridades brasileiras para que permitam que essa filha volte ao seio familiar, à sua mãe, porque o desespero, lógico, é total. Nós, sendo mães, compreendemos.
Muito obrigada.


SOLICITAÇÃO, AUTORIDADE COMPETENTE, APOIO POLÍTICO, BANCADA FEMININA, RETORNO, BRASIL, NAOMI GHISI, MENOR DE IDADE, FRANÇA, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
oculta