CÂMARA DOS DEPUTADOS - DETAQ

Sessão: 228.2019 Hora: 17h32 Fase: OD
  Data: 20/08/2019

Sumário

Regozijo com a aprovação pela Casa do Projeto de Lei nº 1.549, de 2003, sobre o disciplinamento do exercício profissional de acupuntura.

 O SR. GIOVANI CHERINI (PL - RS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sra. Presidente, eu quero fazer um registro histórico. Depois de 21 anos, foi aprovado hoje o projeto que regulamenta a acupuntura no Brasil, projeto do Deputado Celso Russomanno. Eu fui o Relator dessa proposição. Aprovamos um dos projetos mais importantes, neste ano, para a saúde. Vamos ter mais saúde, vamos ter mais profissionais, porque é algo multiprofissional.
A acupuntura é um conhecimento milenar e vai estar à disposição no Sistema Único de Saúde. Isso vai ser propiciado por médicos, por enfermeiros, por psicólogos, por profissionais da área saúde.
Hoje é um dia histórico. Essa relatoria foi muito importante. A saúde do Brasil vai ganhar.
Viva a acupuntura e os profissionais da acupuntura do Brasil!
Muito obrigado.


GIOVANI CHERINI, DEPUTADO FEDERAL, RELATOR, APROVAÇÃO, PL 1549/2003, PROJETO DE LEI ORDINÁRIA, REGULAMENTAÇÃO, PROFISSÃO, ACUPUNTURA, COMPETÊNCIA, REGISTRO PROFISSIONAL, EXIGÊNCIA, CURSO SUPERIOR, CRIAÇÃO, CONSELHO FEDERAL, SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS).
oculta